Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inclusão foi tema de campanha no IFSul pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
inclusão

A campanha “Porque toda hora é de inclusão” contou com atividades em cinco câmpus do instituto

• Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2016, 16h40
  • Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 13h23

A inclusão deve ser uma pauta de mobilização constante na sociedade. Com esse pressuposto, cinco câmpus do IFSul organizaram atividades dentro da campanha “Porque toda hora é de inclusão”, uma iniciativa alusiva do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. As atividades, viabilizadas pelos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) dos câmpus, aconteceram na sexta-feira (02).

Voltada à sensibilização e mobilização da comunidade do instituto em relação às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, a ideia da ação, organizada pelo Departamento de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, foi motivar os câmpus do instituto a promover pelo menos uma hora de atividades relacionadas à inclusão. A ideia da ação foi estimular a comunidade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação e arquitetônicas que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade.

Confira algumas das atividades desenvolvidas nos câmpus:

Bagé

Por meio de cartazes informativos, o câmpus Bagé buscou sensibilizar a sua comunidade sobre a Lei Brasileira de Inclusão, que é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Em parceria com a Associação Bageense de Pessoas com Deficiência e Familiares (Abadef), os cartazes foram confeccionados com a própria comunidade e fixados em pontos estratégicos da cidade. Como referência para a elaboração dos cartazes, a equipe do Napne indicou a Cartilha “A Liga dos Super Direitos: Super-heróis em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência” e o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Gravataí

Um cartaz que diferencia atitudes de inclusão e de exclusão foi colado nas salas de aula do câmpus Gravataí. Além de diferenciar os dois comportamentos, o cartaz traz o questionamento “de que lado tu estás?”, a fim de suscitar a discussão sobre a postura de cada um em relação à inclusão. Nesta semana, o Napne passará nas salas de aula para discutir o cartaz com os estudantes.

Pelotas

A divulgação do vestibular na Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi a principal atividade desenvolvida no câmpus Pelotas. De acordo com a coordenadora do Napne do câmpus, Luciane Kaster, a equipe de Libras da unidade busca há três anos oferecer um vestibular igualitário para os surdos, promovendo a inclusão por meio do processo seletivo adaptado.

“É um trabalho exaustivo, mas recompensa qualquer cansaço quando vemos que os surdos têm o direito de fazer a prova em Libras e que nós, equipe de tradutores e intérpretes de Libras, juntamente com o professor Diogo Madeira e o técnico Jean Michel, surdos, atuantes pela causa, estamos construindo essa história no IFSul”, destaca a coordenadora.

O curso de capacitação para tradutores e intérpretes de Libras também foi uma das ações divulgadas no câmpus durante a programação da campanha. A formação, que tem duração de um ano, é ministrada pelos próprios tradutores do IFSul, bem como por profissionais de instituições parceiras. Segundo Luciane, “com a formação destes novos profissionais, todos tendem a ganhar. Além da diversidade de profissionais, a comunidade surda poderá contar com uma nova turma capacitada para exercer esta função tão nobre”.

Santana do Livramento

Com o tema “Na minha escola todo mundo é igual”, o câmpus Santana do Livramento ofereceu uma palestra com a pedagoga e educadora especial Rita Vieira. Na atividade, a palestrante realizou dinâmicas com os professores e uma reflexão sobre o tema que deu nome à palestra.

Sapiranga

Um vídeo com imagens e mensagens relacionadas às pessoas com deficiência, organizado pelo representante discente do Napne da unidade, foi disponibilizado no hall de entrada do câmpus a fim de informar e sensibilizar a comunidade escolar para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Os demais membros do Napne também elaboraram cartazes que foram colocados pelas dependências do câmpus sobre alguns artigos da Lei Brasileira de Inclusão da PCD para ampliar a divulgação desta legislação e possibilitar o acesso da comunidade às informações da Lei 13.146/2015.

Sapucaia do Sul

A surdocegueira e a inclusão foram o tema da palestra realizada pelo Napne do câmpus Sapucaia do Sul. Ministrada pelas professoras Fernanda Falkoski e Heniane Aleixo e pela atleta surdocega Giovana Pilla, a atividade contou com a presença de dezenas de estudantes, servidores e comunidade, que puderam aprender sobre este tema ainda pouco divulgado e importante para a inclusão.

Também foi realizada uma reunião sobre a acessibilidade arquitetônica do câmpus para os deficientes visuais com a presença da professora e mestranda em educação Fernanda Cristina Falkoski e com a engenheira do câmpus, Lucimeri Petry Homrich.