Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Capacitação: mais professores de Pelotas serão contemplados pelo e-Tec Idiomas em 2017
parceria

O convênio estabelece a parceria entre o IFSul e a Prefeitura de Pelotas na realização de cursos de formação continuada

• Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 16h35
  • Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 16h56

Com o intuito de capacitar os professores da rede municipal da cidade de Pelotas, foi assinado, nessa quinta-feira (15), o convênio que firma a parceria entre o IFSul e a Prefeitura do município no Programa de Formação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras para o ano de 2017. O curso, que faz parte de um projeto de extensão e é oferecido pelo Núcleo de Idiomas da instituição, tem como objetivo qualificar professores de inglês e espanhol da cidade através do e-Tec Idiomas, além de capacitar para o uso do material do programa na sala de aula.

O curso, com duração de 200 horas, possibilita a capacitação em uma língua estrangeira, com o desenvolvimento das competências previstas no Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas Estrangeiras. Concebido no IFSul, a aplicação do programa, no entanto, não ficou restrita apenas à instituição: o e-Tec Idiomas, além de ser oferecido aos professores da rede municipal de Pelotas, já é utilizado em institutos federais de todo o país.

A continuidade da parceria com o IFSul foi motivo de comemoração para o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite. “Essa é uma prova de que conseguimos unir esforços e cumprir essa missão, e é bom saber que essa parceria está tendo resultado concreto”, ressaltou. Para Marcelo Bender, reitor do instituto, continuar com a união entre o IFSul e a Prefeitura trará efeitos positivos para a cidade. “Essa parceria irá colocar Pelotas numa posição de destaque, não só na relação interinstitucional, mas também na relação de novas possibilidades de ensino de línguas”, afirmou.

Para a diretora de Assuntos Internacionais do IFSul, Lia Pachalski, a capacitação cumpre com uma das missões dos institutos federais, trabalhando na formação de professores e contribuindo com o desenvolvimento local. “Esse é um projeto piloto, que já foi muito bem-sucedido, e a nossa intenção é de dar continuidade a essa ação e ampliá-la para outras prefeituras nos municípios onde temos câmpus”, afirma. Além de cumprir um papel formativo, segundo Lia, o projeto serviu também para compartilhar o material do e-Tec, que foi bem avaliado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Pelotas.

Também participaram da reunião a coordenadora do Núcleo de Idiomas do IFSul, Lydia Mülling, a diretora de Ensino da Smed, Loreni Paverada de Freitas, e a supervisora de Ensino da Smed, Lucélia Gonzales Seus.

Por Mariana Argoud