Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul conhece experiência de escola paulista na implantação de ensino dual

IFSul conhece experiência de escola paulista na implantação de ensino dual

De origem germânica, o colégio oferece formação técnica em parceria com empresas alemãs

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 26 de Junho de 2015, 10h04
  • Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2015, 13h10

Com câmpus localizados em regiões de forte presença da cultura alemã, o IFSul foi uma das instituições presentes em um encontro viabilizado pelo Instituto Goethe em São Paulo. O objetivo da reunião, ocorrida nos dias 20 e 21 de junho, foi apresentar aos cinco institutos federais dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a experiência de educação dual oferecida pelo Colégio Humboldt.

De origem alemã, a escola oferece cursos técnicos de dois anos, pós ensino médio, em que o estudante passa 30% da carga horária na escola e os outros 70% na empresa conveniada. A partir do seu ingresso na instituição, o aluno já inicia também sua experiência profissional na empresa, inclusive com recebimento de auxílio financeiro.

Conhecer a experiência da escola foi, de acordo com o reitor do IFSul, Marcelo Bender, uma oportunidade para verificar as nuances do trabalho realizado na escola e na empresa, compreendendo como se dá a demanda de qualificação técnica com domínio da língua alemã. “O IFSul já trabalha na perspectiva da internacionalização, e essa experiência reforça nosso empenho na construção e ampliação de centros línguas nos câmpus”, destaca o gestor.

Cultura alemã marca presença nos câmpus Venâncio Aires e Lajeado

Já habituado com a influência da cultura germânica nas salas de aula do câmpus Venâncio Aires, o diretor da unidade, Cristian Oliveira da Conceição, viu na experiência do colégio paulista as sementes de um trabalho a ser implantado na região. Segundo ele, este modelo de educação, além de qualificar o ensino da instituição pela proximidade com o mercado profissional, também apresenta inúmeras vantagens para as empresas conveniadas. “Em um modelo como este, o aluno adquire uma consciência socialmente responsável, qualifica-se para o trabalho, insere-se na cultura organizacional ao passar por diferentes setores e, além disso, forma-se com o conhecimento de dois ou três idiomas”, ressalta o diretor.

Realizada a convite do Instituto Goethe de Porto Alegre, a viagem foi apenas uma das iniciativas da parceria estabelecida entre o IFSul com a instituição. Após a implantação da disciplina de Língua Alemã no currículo escolar do câmpus Venâncio Aires e a realização, pioneira no Brasil, de um concurso específico para contratação de docente habilitado a lecionar o idioma, o IFSul intensificou sua relação com o Instituto. Em um dos contatos estabelecidos no ano passado, 35 provas de certificação da língua alemã reconhecidas internacionalmente foram oferecidas gratuitamente a estudantes do câmpus. Em seguida, com o objetivo de difundir ainda mais o idioma e ofertar uma formação qualificada na língua, o Instituto Goethe forneceu kits atualizados de material didático para uso nas aulas.

Após ter acompanhado a viabilização da parceria com o Instituto Goethe no câmpus Venâncio Aires, a diretora de Ensino do câmpus Lajeado, Cláudia Redecker Schwabe, relata os primeiros passos da sua unidade na execução de um trabalho focado na cultura germânica. Segunda ela, o câmpus Lajeado passou a oferecer, desde o início deste ano, cursos de Língua Alemã abertos à comunidade. Atualmente, são 60 vagas distribuídas em três turmas. “Realizamos este trabalho sabendo que o conhecimento do idioma representa um diferencial para nossos alunos, auxiliando-os a conquistarem melhores colocações no mercado de trabalho”, salienta a gestora, ressaltando que o câmpus Lajeado também está localizado em uma região com muitas empresas de origem alemã com as quais podem ser viabilizadas futuras parcerias.

Também participaram da reunião os reitores dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul, Catarinense e São Paulo, além de representantes dos Institutos Federais Farroupilha e de Santa Catarina. Integraram o encontro também o vice-cônsul do Consulado Geral da Alemanha de Porto Alegre, Lars Franzen, o diretor de Ensino para a América Latina do Instituto Goethe, Thomas Goedel, e o diretor de Ensino do Instituto Goethe de Porto Alegre, Adrian Kissmann.