Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reabilitação pelo ensino: Pronatec 2016 forma quatro turmas no sistema prisional
pronatec

Os cursos foram ministrados em penitenciárias de Charqueadas, Passo Fundo e Soledade

• Publicado: Terça, 27 de Dezembro de 2016, 08h09
  • Última atualização em Terça, 27 de Dezembro de 2016, 08h09

Com o objetivo de dar uma nova oportunidade para apenados a partir da formação profissional, o Pronatec 2016 ofereceu 80 vagas em cursos de formação inicial continuada de eletricista instalador predial e de aplicador de revestimento de cerâmica, divididas em penitenciárias de Charqueadas, Passo Fundo e Soledade. Os formandos receberam seus certificados no mês de dezembro.

Este é o segundo ano em que apenados contam com cursos do Pronatec pelo IFSul. Em 2015, 41 detentos do Instituto Penal de Charqueadas, da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, da Colônia Penal de Charqueadas e do Presídio Estadual de Soledade receberam seus diplomas. O sistema prisional foi contemplado novamente com a formação devido ao resultado positivo do curso anterior.

“Em Soledade, uma aula prática foi feita dentro do presídio. Os alunos colocaram piso nas próprias celas. Uma atividade feita deles mesmos para eles mesmos” - Miguel Felberg, coordenador-geral do Pronatec

A assistente social do Presídio Estadual de Soledade, Thieny Oliveira de Moura Agosti, que acompanhou de perto o projeto, ressalta que o curso pode trazer, além de novos saberes, novas perspectivas de vida. “O primeiro passo em busca da inserção social, através da educação, faz com que a busca pela melhora seja constante, que as aprendizagens, assim como as oportunidades iniciadas, frutifiquem e renovem as parcerias, porque buscamos, através da educação, a emancipação, o crescimento do ser”, destacou.

Para o coordenador-geral do Pronatec no IFSul, Miguel Felberg, o diferencial do programa desse ano foi o direcionamento das vagas, já que as 150 oferecidas – número inferior a edições anteriores – foram direcionadas para quatro presídios e um assentamento. “Mesmo com todas as dificuldades, como a de encontrar profissionais para trabalhar no sistema prisional e de buscar meios educacionais para ensinar em uma sala de aula não convencional, atingimos um resultado maravilhoso, exatamente o que propõe o programa”. Ele afirma que os cursos foram diferentes, específicos para as necessidades de cada local. “Em Soledade, uma aula prática foi feita dentro do presídio. Os alunos colocaram piso nas próprias celas. Uma atividade feita deles mesmos para eles mesmos”, comenta.

Assim como no ano anterior, o resultado do programa em 2016 foi positivo, segundo a coordenadora do Pronatec, Marilice Chapper. Ela destaca que, ao final da formatura, os detentos se enxergavam em uma condição de melhoria, de uma nova oportunidade de vida. “Dentro da sala de aula, deixamos de vê-los como presos e passamos a vê-los como alunos do instituto, com o mesmo tratamento, mesmo carinho, atenção e dedicação dos professores”, comenta.

Oportunidade de formação em assentamento rural

Além dos cursos nas penitenciárias, o Pronatec também ofertou, pelo câmpus Bagé, o curso de Forragicultor no Assentamento Regina, em Pedras Altas. A formação, que foi feita em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, ofereceu 25 vagas para o assentamento, que se localiza na zona rural da cidade.

Por Mariana Argoud