Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Termo aditivo ampliará mobilidade docente e discente entre câmpus Pelotas-Visconde da Graça e Instituto Politécnico de Bragança
convênio

Documento também prevê a ampliação das atividades de pesquisa entre as instituições

• Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2017, 09h26
  • Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2017, 09h33

Para incrementar os vínculos institucionais no âmbito na pós-graduação entre o câmpus Pelotas-Visconde da Graça do IFSul e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (ESE/IPB), foi assinado um termo aditivo que firma uma série de ações entre as instituições. O documento foi assinado na quinta-feira (09) pelo reitor Marcelo Bender e pelo diretor do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, Álvaro Nebel. A partir do acordo de cooperação entre o IFSul e o IPB renovado em 2016, o termo aditivo consolida as ações que serão realizadas pelas instituições dentro do convênio.

O termo tem como objetivo sedimentar ações de mobilidade entre docentes e discentes da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED); ampliar as atividades de pesquisa e de novos projetos entre os grupos de pesquisa; apoiar e dar suporte ao programa na criação de projetos que possibilitem a sua qualificação; e oportunizar a qualificação profissional dos servidores do IFSul em nível internacional na pós-graduação e na extensão universitária.

De acordo com o coordenador da iniciativa no câmpus Pelotas-Visconde da Graça, Vitor Hugo Borba Manzke, o termo permitirá que, no âmbito das licenciaturas, o câmpus amplie a mobilidade de seus alunos e professores através de editais públicos que continuarão a ser lançados no final de cada ano letivo. Para a pós-graduação, o câmpus passa a oferecer através do PPGCITED a possibilidade de que os créditos realizados no seu ambiente sejam aceitos pela ESSE/IPB como créditos já realizados, contando para o seu curso de mestrado.

Outro ponto positivo do termo, conforme o coordenador, é a possibilidade de que servidores do IFSul possam realizar o mestrado em período concomitante às férias de janeiro/fevereiro, com o desenvolvimento de seus experimentos de dissertação no Brasil acompanhados de orientadores do corpo docente da ESE e do PPGCITED.

O plano de trabalho do convênio também prevê as metas a serem atingidas pelas instituições. Entre elas estão a ampliação da mobilidade de docentes em pelo menos dois professores ligados aos cursos de graduação, preferencialmente de licenciatura, e do PPGCITED, por ano; o recebimento de pelo menos dois discentes da ESE/IPB, por ano, nos próximos cinco anos; e a ampliação em pelo menos um projeto de pesquisa ao ano, pelos próximos cinco anos, preferencialmente na área de ensino.

O termo foi assinado pelos reitores Marcelo Bender e José Sobrinho, representando as instituições e pelos diretores Álvaro Nebel, do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, e Antonio Ribeiro Alves, da ESE/IPB. Em reunião com o diretor Ribeiro Alves, o professor Vitor Manzke assinou o documento e o plano de trabalho como coordenador da ação. Também participaram da assinatura do termo a presidente da Comissão Científica, Delmina Pires, e a vice-diretora da ESE/IPB, Maria Cristina Martins.