Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Diversidade de trabalhos marca primeiro dia da Mostra de Produção do IFSul
Início do conteúdo da página
destaque

Diversidade de trabalhos marca primeiro dia da Mostra de Produção do IFSul

Abrangendo os três pilares da educação - ensino, extensão e pesquisa -, evento conta com representação dos 14 câmpus do Instituto

  • Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 21h27
  • Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 08h26

O maior evento do IFSul sobre ensino, extensão e pesquisa, a Mostra de Produção, foi aberta oficialmente na tarde dessa terça (17). Com a presença do reitor Flávio Nunes e outras autoridades, a cerimônia agitou o auditório do câmpus Sapucaia do Sul, que recebe essa edição do evento. A movimentação extra de estudantes e servidores pelos corredores demonstram que os próximos dias serão produtivos.

Até a próxima quinta-feira (19), serão 82 projetos de extensão e 98 de pesquisa expostos, além da primeira Mostra de Ensino do IFSul, com oito experiências da área de diferentes câmpus do Instituto. A inclusão do ensino na Mostra foi justamente um dos destaques feitos pelo reitor durante sua fala de abertura. Para ele, deve-se sempre buscar que os três eixos – ensino, extensão e pesquisa – andem juntos e se complementem, garantindo uma educação mais completa.

Outro destaque feito por Flávio foi em relação à representatividade dos câmpus, demonstrando a importância da Mostra no calendário da instituição. É um momento também de proporcionar aos estudantes e servidores que se envolvem nesses projetos de mostrarem seus trabalhos e trocarem experiências.

Estudantes vibram com a oportunidade de trocar experiências no evento

Trocar experiências foi justamente uma oportunidade que a estudante Marina Cabral Lemos, que cursa Informática no câmpus Camaquã, não deixou passar. Engajada em um projeto de extensão que organiza rodas de conversa sobre diversidade e inclusão para alunos da região, a aluna vai fazer a viagem de ida e volta a Camaquã todos os dias. “Para mim é uma honra participar e conhecer tantos outros projetos”, conta. Marina não esconde também a expectativa de conhecer novas pessoas e rever amigos de outras feiras das quais já participou.

Essa expectativa não é só para quem vem de longe. O estudante do curso técnico em Plásticos do câmpus Sapucaia do Sul, Bernardo Severo, conta que sempre tem curiosidade de saber mais sobre os outros câmpus da instituição, cuja realidade conhece pouco. “A gente sempre tem curiosidade de conhecer outros alunos e trocar experiências”, afirma. Embora não vá apresentar trabalhos, aproveitou a Mostra para conhecer as iniciativas dos colegas.

E o que não faltou para os estudantes foram atividades e trocas de experiências. Já no primeiro dia de mostra, além da cerimônia de abertura, aconteceram o primeiro Seminário de Ensino, a exposição de pôsteres de Extensão e Cultura, uma palestra sobre economia criativa, mesas de troca de experiências da Pesquisa e Inovação e a abertura da exposição "Mulheres do Fim do Mundo" na Galeria Experimental.

Reconhecimento externo

Além do reitor do IFSul, do diretor do câmpus Sapucaia do Sul, Mack Leo Pedroso, e dos pró-reitores de Ensino; Extensão e Cultura e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação – Guilherme Ribeiro Rostas, Gisela Loureiro Duarte e Vinícius Martins, respectivamente -, a mesa de abertura foi composta por autoridades externas, como representantes das reitorias do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e o prefeito de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link.

Confira alguns destaques do primeiro dia de evento:

Primeira Mostra de Projetos de Ensino promove o debate sobre as práticas em cada câmpus

Compromisso assumido pela reitoria do IFSul, trazer o Ensino para a Mostra de Produção foi uma das novidades do evento. De acordo com o pró-reitor de Ensino, Guilherme Rostas, a ideia inicial é promover um espaço onde cada câmpus possa contar um pouco de suas práticas, além de identificar as dificuldades e aprimorar os projetos.

E foi o que aconteceu. Mesmo antes de começarem as apresentações dos projetos, as perguntas já começaram a surgir. Dificuldades com prazos ou dúvidas sobre se uma atividade se enquadraria ou não em projeto de ensino foram alguns dos questionamentos que foram levantados também durante a apresentação das nove experiências trazidas dos câmpus.

Assim como nas outras áreas, a diversidade de temas também é marca no Ensino. Enquanto a experiência de Charqueadas, por exemplo, traz um projeto de oficinas de programação voltado ao treinamento de estudantes para as maratonas competitivas, o câmpus Lajeado escolheu o ensino de matemática básica como experiência a ser mostrada. Voltado a estudantes com dificuldades nas disciplinas de cálculo, o projeto já rendeu frutos e reduziu a retenção e reprovação de alunos.

3º Encontro de Cultura começa com discussão sobre políticas públicas

Políticas públicas são esforços para lidar com os problemas e melhorar a vida em sociedade. Com esta definição a professora da UFRGS, Luciana Lima, introduziu a discussão sobre estas políticas sob o viés cultural, durante palestra realizada na tarde desta terça-feira como parte da programação do 3º Encontro de Cultura da Mostra de Extensão do IFSul.

“As políticas públicas afetam o bem-estar de toda a população e são executadas por meio de programas e projetos que tenham por objetivo promover mudanças sociais”, destacou. Apesar de entender que estão inseridas nesta definição todas aquelas iniciativas que tenham por objetivo promover mudanças sociais, independentemente de quem as promove, Luciana optou por abordar durante o encontro as políticas de cultura sob o viés governamental. Ela explicou que a constituição brasileira determina que o Estado garanta o direito à cultura dos cidadãos, e que as decisões em longo prazo em relação às políticas públicas governamentais para a área estão explicitadas no Plano Nacional de Cultura.

Veja a programação dos próximos dias de evento:

Por Vinícius Waltzer (CCS/Reitoria) e Patrícia Strelow (CCS/Sapucaia do Sul)

registrado em:
Fim do conteúdo da página