Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul organiza Mostra Virtual em comemoração ao Dia C da Ciência
pesquisa

IFSul organiza Mostra Virtual em comemoração ao Dia C da Ciência

O dia 25 de outubro marca uma série de mobilizações pela valorização da pesquisa no Brasil

• Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 16h14
  • Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 16h14

O dia 25 de outubro ganhou um significado especial neste ano. A data marca o dia C da Ciência, uma mobilização em busca da valorização da pesquisa, que acontece em instituições de ensino de todo país. O dia escolhido foi a quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Durante todo dia, serão realizadas atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

O IFSul realizou quatro eventos alusivos à data, em diferentes unidades: a Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (Feciti), no câmpus Sapiranga; a Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob), do câmpus Pelotas; a Mostra Venâncio-airense de Inovação e Cultura (Movaci), do câmpus Venâncio Aires; e a Mostra de Produção, que envolveu todo o instituto e aconteceu no câmpus Sapucaia do Sul. E nesse dia 25, o instituto realiza uma mostra virtual com os trabalhos apresentados nos eventos científicos do IFSul.

Mostra de Produção

O maior evento científico, tecnológico e cultural do IFSul é a Mostra de Produção, que reúne a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), a Mostra de Extensão e Cultura, o Encontro de Cultura e a Mostra de Projetos de Ensino. Neste ano, a Mostra aconteceu no câmpus Sapucaia do Sul, entre os dias 17 e 19 de outubro. Além das apresentações de projetos dos estudantes, o evento contou seminários, mesas de troca de experiências, palestras, exposição de pôsteres e atividades culturais. A Mostra de Produção contou com a apresentação de mais de 180 trabalhos de estudantes de todas as unidades do IFSul.

Feciti – câmpus Sapiranga

A Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (Feciti) do câmpus Sapiranga tem como objetivo a troca de experiências entre estudantes do ensino fundamental, ensino médio e de educação profissional de nível técnico das redes pública e privada. Durante a Feira, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar projetos científicos, além de participar da mostra de projetos de carros elétricos e de robótica. Neste ano, a Feciti aconteceu nos dias 3 e 4 de outubro, e contou com 60 trabalhos.

Mostrarob – câmpus Pelotas

A Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) do câmpus Pelotas permite que estudantes de diferentes áreas de conhecimento possam interagir, trocar informações e expor suas ideias, buscando propagar a importância da pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos nas escolas. Os projetos puderam ser inscritos em oito áreas do conhecimento: Ciências da Terra e Meio Ambiente, Ciências da Computação, Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Química, Engenharia Civil, Linguagens, Matemática e Física e Mecatrônica e Eletroeletrônica. Além das apresentações de trabalho, os alunos também puderam contar com uma série de palestras. Nesse ano, o evento aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro. Estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e superior participaram dessa edição, somando mais de 160 projetos inscritos na Mostra.

Movaci – câmpus Venâncio Aires

A Mostra Venâncio-airense de Inovação e Cultura (Movaci) do câmpus Venâncio Aires tem como objetivo principal a divulgação dos trabalhos dos estudantes, que podem ser científicos, tecnológicos e culturais. A edição desse ano contou com 132 apresentações de trabalhos de alunos de ensino fundamental, médio e técnico das redes pública e privada. Além das apresentações, os participantes puderam contar com palestras, oficinas e atividades culturais. Os trabalhos puderam ser inscritos em cinco eixos: ciências agrárias, exatas e da terra; ciências ambientais, biológicas e da saúde; ciências humanas e sociais aplicadas; línguas e artes, extensão; ciências da computação e engenharias. A Movaci aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro.