Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFSul representará o RS na maior competição escolar do Brasil
Início do conteúdo da página
esporte

Estudante do IFSul representará o RS na maior competição escolar do Brasil

Leonardo Reiter, do câmpus Venâncio Aires, é um dos gaúchos que irá participar dos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília, entre os dias 16 e 25 de novembro

  • Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 17h36
  • Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 17h42

Tem atleta do IFSul na maior competição escolar do Brasil! Único classificado entre estudantes dos três institutos federais do estado, Leonardo Reiter, do câmpus Venâncio Aires, é um dos gaúchos que irá participar dos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília, entre os dias 16 e 25 de novembro. Mais de 4 mil estudantes de 1357 escolas públicas e particulares de todos os estados do país competirão no evento em 14 modalidades esportivas.

Com atletas do Brasil inteiro e do exterior, os Jogos da Juventude se consolidaram como o mais importante evento de detecção de talentos para o esporte nacional. Na delegação brasileira dos últimos Jogos Sul-americanos da Juventude, por exemplo, 53 atletas eram provenientes da competição escolar.

“A sensação de poder participar de uma competição de alto nível como essa é indescritível, pois ali estão os melhores do Brasil. Poder interagir com esses atletas é muito gratificante”, comenta Leonardo. Na competição, ele participará de duas provas do atletismo: os 100m rasos e os 200m rasos. Nessas duas provas do atletismo, participam das disputas 54 atletas (dois de cada estado). Na primeira competição, classificam-se 24 atletas para a semifinal. Na semi, serão classificados os oito atletas que disputarão a final. Mesmo com uma competição acirrada, Leonardo já tem objetivos claros: baixar o tempo alcançado na seletiva estadual, melhorar sua marca pessoal e, quem sabe, conseguir a classificação para a semifinal e final.

Preparação forte para os Jogos

“O Léo tem como principais características a determinação e o foco. Para ele não há tempo ou treino ruim ou difícil. Está sempre disposto e ainda assiste e lê muito material para melhorar a parte técnica” - Kenji Fuke, professor do IFSul

Exatamente pelo alto nível competitivo dos Jogos, a preparação de Leonardo, de acordo com o professor de educação física do câmpus Venâncio Aires, Kenji Fuke, tem sido intensa, com treinos de pista e musculação seis vezes por semana. Em dois desses dias, inclusive, o atleta vai para a cidade de Lajeado, onde consegue treinar em pista sintética, a mais adequada para a prática do esporte. Além do foco nos treinos, atenção também para a alimentação: para se preparar de forma completa, o atleta tem feito acompanhamento nutricional.

Ao seguir à risca todos os treinos e orientações, Leonardo mostra que o seu comprometimento com o esporte vai muito além do que se pode ver nas pistas. “O Léo tem como principais características a determinação e o foco. Para ele não há tempo ou treino ruim ou difícil. Está sempre disposto e ainda assiste e lê muito material para melhorar a parte técnica”, avalia o professor Kenji.

Mesmo com toda a preparação, Kenji e Leonardo sabem os desafios que o atleta terá de enfrentar nos jogos. Por ser a principal competição escolar do Brasil, os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas de cada estado. De acordo com o professor, alguns dos competidores já são conhecidos por Leonardo, já que também participaram dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) ou do Campeonato Sul-brasileiro sub-18, em que o atleta do IFSul competiu representando a Sogipa. Desses competidores, Kenji destaca que todos também correm por clubes tradicionais de seus estados.

E é por isso que, além do preparo físico, o estudante também precisará lançar mão de equilíbrio emocional. “Além de ter que estar muito concentrado, o principal desafio dele será lidar com a ansiedade na corrida para executar tudo que foi trabalhado de forma correta”, ressalta o professor. Segundo ele, a classificação de Leonardo para os Jogos é “um grande feito para o esporte venâncio-airense e para o IFSul, já que tanto a cidade quanto o instituto não têm estrutura física para a prática dessa modalidade”, exemplificando que muitos treinos do estudante foram no estacionamento da escola ou em ruas da cidade. “Aqui no câmpus Venâncio Aires todos estão muito felizes e orgulhosos com a participação do Léo nesse evento”, finaliza.

Longa (e difícil) trajetória até a classificação

Até a conquista da vaga, no entanto, foram vários os desafios superados por Leonardo, um mais difícil que o outro: as etapas municipal, regional, inter-regional e final estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). E foi com a conquista do primeiro lugar na prova de 100m rasos dos Jergs, que ele chegou a uma fase decisiva da competição estadual. Isso porque, na última peneira que decidiria o representante do estado nos Jogos, os três primeiros colocados dos Jergs (alunos de escolas públicas) disputaram a seletiva contra os três primeiros colocados do Campeonato Estudantil do RS (alunos de escolas particulares). Ao vencer a seletiva, Leonardo garantiu o seu passaporte para Brasília.

“Eu não imaginaria que seria o único atleta classificado dos IFs do RS e nem que conseguiria a classificação, pois havia muitos atletas disputando cabeça a cabeça essa vaga”, relembra o atleta. Embora a dificuldade enfrentada em cada etapa dos Jergs tenha sido grande, o estudante conta que o seu preparo psicológico também foi aumentando. “Com o passar de cada fase fui adquirindo uma maior confiança de que eu poderia, sim, ganhar e ir para os Jogos Escolares da Juventude”.

E como sugere o famoso ditado “No pain, no gain”, para alcançar os resultados desejados, Leonardo passou por um intenso treinamento. Ele conta que começou a treinar atletismo com o professor do câmpus Venâncio Aires Kenji Fuke em abril de 2016. Em maio do mesmo ano, participou da primeira prova, a partir da qual não parou mais de competir. Mas os treinos focados mesmo vieram um pouco mais tarde, quando, no final de 2016, o professor Kenji o levou para um clube de atletismo de Lajeado (AAVA) e, após um bom desempenho nas competições, o atleta foi para a Sogipa, em Porto Alegre. Com os resultados, o estudante também conseguiu dois patrocinadores, que auxiliam o atleta com as despesas de viagens, academia e treino personalizado.

Dedicação que já trouxe resultados

Além da classificação para os Jogos da Juventude depois de ser campeão escolar do Rio Grande do Sul nos Jergs, Leonardo já acumula excelentes resultados no esporte. Ao longo deste ano, o atleta conquistou o estadual sub-20 no revezamento 4x100m e o estadual sub-18 no revezamento 4x400m. O estudante também foi campeão dos 100m no Troféu Ivoti.

registrado em:
Fim do conteúdo da página