Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do qual o IFSul faz parte é, novamente, selecionado pelo Programa Capes/Brafitec
Mobilidade

Estudantes das engenharias do instituto poderão se candidatar, já no primeiro semestre de 2018, a vagas de intercâmbio

• Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 10h23
  • Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 10h59

Alô estudante! Sabe aquela oportunidade de estudar fora do país e dar uma turbinada no currículo que tu estavas esperando? Pode ser que ela venha já em 2018! Se tu és aluno das engenharias mecânica, elétrica ou química do IFSul, fica ligado no edital que vai sair para selecionar quem vai participar do projeto franco-brasileiro de engenharia para o desenvolvimento territorial sustentável. A previsão é de que, em dois anos, seis estudantes do instituto sejam enviados para estudar na França.

O projeto envolve, além do instituto, outras duas instituições brasileiras, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Federal de Goiás (IFG). Já do lado francês, participam a Ècole des Mines d’Alès (EMA) e a Sigma Clermont. A Capes busca fomentar esse tipo de parcerias institucionais através do programa Brafitec, que já financiou outros intercâmbios de alunos do IFSul.

A iniciativa selecionada é centrada na questão do desenvolvimento territorial fora das grandes regiões e cidades metropolitanas, o que proporciona um avanço nas competências e experiências complementares das instituições participantes, além de uma valorização de suas diferentes abordagens na problemática industrial. Outra contribuição importante é a troca de experiências acadêmicas, científicas, culturais e sociais.

Quem pode ser beneficiado

A previsão é de que cada país parceiro possa enviar nove estudantes por ano para o intercâmbio, ao longo dos dois primeiros anos de projeto. O tempo de permanência previsto é de seis meses, podendo ser alterado em casos justificados. O IFSul, então, prevê enviar seis alunos para a França em 2018 e 2019, sendo o primeiro grupo já no segundo semestre do ano que vem. Também estão previstas missões de sete a vinte dias de duração envolvendo professores/pesquisadores de cada país parceiro nos próximos dois anos.

Seleção dos alunos

A DAI informa que o edital de seleção de alunos do IFSul deve ser divulgado logo no primeiro semestre de 2018 e sugere que os interessados já comecem a se organizar. Entre os primeiros passos de quem quer participar estão providenciar passaporte válido, começar a estudar francês (a Capes exige comprovação de nível intermediário no idioma), articular o plano de trabalho com um possível professor tutor e cuidar das notas, uma vez que o rendimento acadêmico é critério de seleção.