Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Verão com saúde: confira dicas para se proteger do câncer de pele
Início do conteúdo da página
ifsul +saudável

Verão com saúde: confira dicas para se proteger do câncer de pele

Veja, nas dicas do Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor do IFSul, como evitar problemas com o sol e aproveitar o verão com a pele protegida

  • Publicado: Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 10h51
  • Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 10h51

Com a chegada do verão e do calor, os cuidados com a proteção da pele devem ser redobrados. Na praia, na piscina ou na cidade, não importa: a exposição ao sol requer atenção especial, já que os raios ultravioletas (UV) têm efeito cumulativo, penetrando profundamente na pele e podendo causar manchas, sardas, envelhecimento precoce e câncer de pele. E é justamente sobre esse problema que trataremos nessa matéria da série IFSul +Saudável.

Provocado pelo crescimento anormal de células da camada da pele, o câncer de pele, de acordo com o Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor (Nass) do IFSul, é o mais frequente no Brasil e pode ser dividido em dois tipos: o câncer melanoma, que é o mais grave e pode causar metástase e morte, e o câncer não melanoma, chamado de carcinoma basocelular ou espinocelular, que é mais frequente e pode causar deformidades ou amputações.

LEIA TAMBÉM:

Câncer de Mama: é preciso falar sobre sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento

Câncer de próstata: o melhor remédio ainda é diagnóstico precoce

 

Fatores de risco

Entre os fatores de risco, a exposição aos raios UV é a mais grave, mas uma série de outros fatores também pode desencadear o câncer de pele. Confira alguns fatores de risco:

* Expor-se prolongada e repetidamente a raios UV sem proteção, inclusive na infância e adolescência

* Utilizar câmara de bronzeamento artificial

* Apresentar queimaduras solares

* Ter pele e/ou olhos claros, cabelos claros ou ruivos, ser albino, ter sardas e possuir histórico familiar de câncer de pele (mesmo fora do grupo de risco, pessoas com pele negra também devem tomar cuidados com a exposição solar)

 

Como identificar

Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é bom ficar atento a alguns sinais. Deve-se procurar ajuda, por exemplo, quando alguma ferida não cicatriza ou alguma mancha na pele sangra ou coça. Para auxiliar na detecção precoce, o Nass sugere seguir a regra ABCDE, descrita na figura abaixo e extraída do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

 

O importante é prevenir!

Agora que você já conhece alguns fatores de risco para o câncer de pele e sabe como identificar alguns sinais de alerta, é hora de fazer a sua parte: prevenir! Veja, a seguir, as principais dicas para evitar problemas com o sol e aproveitar o verão com saúde.

* Utilize filtro solar diariamente, mesmo sem exposição prolongada e mesmo na sombra ou em dias nublados

* Opte por filtros solares contra raios UVA e UVB com fator de proteção superior a 30 e utilize-o todos os dias na pele e nos lábios, reaplicando a cada duas horas de atividades ao ar livre

* Evite se expor ao sol de forma prolongada entre as 10h e as 16h. Prefira ambientes com sombra e utilize guarda-sol de algodão ou lona, chapéus e bonés, óculos com lente de proteção UV e roupas com fatores de proteção UV

* Mantenha bebês e crianças protegidos do sol e lembre-se que filtros solares só podem ser usados a partir dos seis meses de idade

registrado em:
Assunto(s): ifsul , saúde , câncer de pele
Fim do conteúdo da página