Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pró-reitoria de Extensão lança edital de Fluxo Contínuo com novidades aos estudantes
Oportunidade

Além de alteração no prazo de execução, novo edital busca dar protagonismo ao estudante envolvido em projetos extensionistas

• Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 12h29
  • Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 12h31

Responsável por ser um dos elos entre o instituto e a comunidade, a extensão é área fundamental para o IFSul. Além dos benefícios que oferece para quem está fora dos muros da instituição, a extensão também é importante para a formação dos estudantes envolvidos. Assim, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) tem trabalhado no sentido de facilitar a vida daqueles que se propõe a trabalhar em propostas dessa natureza. Algumas dessas melhorias estão contempladas no edital 01/2018 Fluxo Contínuo, publicado nessa sexta-feira (26).

De acordo com o coordenador da Coordenadoria de Ações de Extensão da Proex (Coaex), Rafael Madruga, entre as mudanças que serão apresentadas, duas são muito importantes: uma alteração no prazo de execução das ações e a possibilidade de estudantes coordenarem essas ações. “Existe esse compromisso de ter como foco os estudantes e, a partir daí, foi debatido dentro da Câmara de Extensão quais as formas que poderiam dar mais protagonismo a eles”, explica.

Após ouvir a comunidade acadêmica, a Proex elaborou o edital possibilitando que os estudantes possam ser coordenadores de ação de extensão, nas modalidades de projetos e eventos. Para tanto, o estudante deverá estar devidamente matriculado, com aulas em curso durante o período de realização da proposta, ter frequência mínima de 75% e já ter participado de equipes executoras de propostas de ensino, pesquisa e extensão.

A outra alteração se dará no prazo para execução das propostas. Diferentemente do que acontecia anteriormente, as ações poderão ser realizadas em um período máximo de 12 meses. Antes, essas ações precisavam acontecer obrigatoriamente dentro no ano civil. Segundo Rafael, a alteração se justifica com o objetivo de ampliar as possibilidades de participação da comunidade, para que novas ações extensionistas sejam lançadas e aquelas já em andamento possam ser consolidadas.