Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mês da Mulher conta com diferentes atividades nos câmpus do IFSul
mobilização

Mês da Mulher conta com diferentes atividades nos câmpus do IFSul

Reflexão e crítica social deram o tom das atividades promovidas. Nas próximas semanas, ainda haverá programação relacionada ao tema em algumas unidades do instituto

• Publicado: Domingo, 11 de Março de 2018, 02h07
  • Última atualização em Domingo, 11 de Março de 2018, 02h07

Com a sua origem marcada por um episódio triste da história mundial, quando mais de cem mulheres foram queimadas dentro de uma fábrica por reivindicarem melhores condições de trabalho, o Dia da Mulher, hoje, é uma oportunidade para reafirmar e promover as conquistas e direitos femininos. Justamente com essa proposta, diferentes câmpus do IFSul realizam, ao longo de todo o mês de março, uma série de atividades para debater o tema.

Em ação promovida pelo Núcleo de Gênero e Diversidade local, a comunidade escolar do câmpus avançado Novo Hamburgo recebeu a médica ativista nas causas da defesa da mulher, Anita Lucas de Oliveira. A atividade consistiu em uma roda de conversa que tratou de situações naturalizadas de ataque às mulheres, como cultura do assédio e persistência da desigualdade salarial em determinados setores.

No câmpus Santana do Livramento, a programação da semana também foi intensa. Organizadas por alunas e professores, diferentes atividades promoveram a reflexão sobre o tema entre a comunidade do câmpus: entre as ações promovidas, estavam o jogo dos privilégios, o varal de poemas, o mural “eu sou ou não sou feminista porque...” e a participação na marcha binacional de mulheres. Além disso, professores de diferentes áreas estão destacando a produção feminina dentro de suas áreas nestas semanas.

Convidando as pessoas a refletirem sobre a situação da mulher em diferentes âmbitos da nossa sociedade, o Nuged da Reitoria iniciou a publicação de uma série de cartazes que deverá ser afixado semanalmente até o final do mês no mural do prédio. A primeira publicação convidava os leitores a pensarem sobre o simbolismo do 8 de março a partir da sua origem histórica.

Também em Pelotas, ocorreu uma tarde inteira de atividades com foco na temática da violência contra a mulher. Por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, o IFSul integrou a programação municipal da Semana da Mulher e promoveu dinâmicas, rodas de conversa e palestra sobre o assunto no auditório do câmpus Pelotas na sexta-feira. Ainda na cidade, também foi realizado um momento de integração entre estudantes do câmpus Pelotas-Visconde da Graça dentro do evento "Entardecer feminino", promovido por servidores da unidade. A atividade teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre a data.

Conduzida pela professora Cláudia Furlanetto, a palestra promovida no câmpus Passo Fundo teve como tema o “Dia da Mulher, feminismo e suas subjetividades: uma história de resistência”. O evento, organizado pelo Sinasefe local, aconteceu na quinta-feira.

Além da exposição de cartazes feitos por estudantes que participam do Núcleo de Gênero e Diversidade do câmpus avançado Jaguarão, a unidade contou com um vídeo-debate e com a participação de representantes do câmpus na marcha binacional de mulheres. Na sexta-feira (09), ainda ocorreram duas palestras. Pela manhã, o assunto abordado foi a violência contra a mulher e a mulher homossexual na sociedade; durante a tarde, o tema da discussão foi a mulher presidiária e a mulher jovem na sociedade.

Já em Sapucaia do Sul, uma urna colocada há uma semana na unidade recebeu os relatos sobre as dificuldades e conquistas das mulheres do câmpus. Na quarta-feira, o material coletado foi reproduzido em áudio no saguão, onde também aconteceu uma apresentação com fotos de mulheres da unidade. A programação também incluiu um almoço coletivo com as trabalhadoras, promovido pelo Sinasefe, e um período de discussão sobre as dificuldades no mercado de trabalho.

O dia 8 também foi de debate no câmpus Venâncio Aires. Estudantes promoveram reflexões, intervenções teatrais e conversas sobre diferentes temas relacionados à mulher, como estereótipo, padrões estéticos e a definição do que é beleza. Também houve espaço para a literatura, com a leitura de poemas do livro “Outros jeitos de usar a boca”, que aborda, entre outros temas, a experiência da violência, do abuso e do amor.

A história do Dia da Mulher e a literatura sobre questões do universo feminino foram alguns dos assuntos tratados pelas alunas da unidade de Gravataí, a convite do Grêmio Estudantil e do Nuged. Em outro momento, servidores e alunos deram-se as mãos e puderam falar sobre suas próprias experiências e dificuldades. O período proporcionou relatos que remetem a diferentes contextos sociais e históricos, oferecendo um outro panorama sobre o tema.

Agende-se

No câmpus Camaquã, uma conversa sobre a mulher em diferentes áreas acadêmicas como literatura, informática e física acontecerá na quarta-feira (14). Situações cotidianas das estudantes também deverão ser abordadas. Já na unidade de Lajeado, a palestra sobre violência contra a mulher será na quinta-feira (15). Também haverá um varal expositivos de mulheres negras e indígenas.

"Mulheres, diversidade e inclusão" será o tema da roda de conversa marcada para quinta-feira (15), às 14h, no Centro Administrativo Manoel de Souza João, em Charqueadas. Realizado em parceria com o câmpus do IFSul na cidade, o evento integra a programação do Charqueadas Lilás e será conduzido pelas debatedoras Andreia Colares, Emília Guerreiro, Iara Netto e Mary Moraes.

Confira algumas fotos de atividades realizadas no IFSul:

Assunto(s): dia da mulher , ifsul