Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projetos do IFSul são premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Projetos do IFSul são premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Alunos de quatro câmpus representaram o IFSul no evento que aconteceu em São Paulo. Dois projetos foram premiados e poderão participar de feiras internacionais

• Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 11h43
  • Última atualização em Quinta, 22 de Março de 2018, 09h33

Cinco apresentações finalistas e dois projetos premiados. Assim foi a participação do IFSul na 16º edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), maior feira pré-univesitária de ciências e engenharias do país, sediada em São Paulo entre os dias 13 e 15 de março. Na ocasião, representantes dos câmpus Charqueadas e Pelotas foram premiados e se credenciaram para feiras internacionais. Além desses, estudantes das unidades de Sapucaia do Sul e Santana do Livramento também estiveram entre os finalistas dessa edição.

Alunos do curso técnico integrado em mecatrônica do câmpus Charqueadas, Samanta dos Santos Ambos e Leonardo Azzi Martins elaboraram juntos com seus orientadores o projeto “Áudio Guia 2.0: interface de realidade aumentada em áudio para navegação e orientação de pessoas com deficiência visual por meio do mapa espacial cognitivo”. Ao longo de quase 10 meses, os estudantes se dedicaram ao desenvolvimento de uma plataforma capaz de transformar informações de geolocalização em estímulos auditivos, uma forma de orientação para pessoas com deficiência visual.

O esforço rendeu três premiações para os alunos: prêmio Museu Paulista da USP, prêmio Associação dos Engenheiros Politécnicos da USP e o segundo lugar na categoria de engenharias. Não bastassem as premiações, Leonardo e Samanta ainda ganharam credenciamento para a Imaginatec, feira de tecnologia que acontecerá no Panamá.

Orientador do projeto, o professor Tiago Baptista Noronha avaliou de forma positiva a participação no evento e traçou mais avanços no trabalho, cuja primeira versão teve início ainda em 2016: “A participação na Febrace enriqueceu muito o projeto. Mais do que o reconhecimento pelo trabalho feito até o momento, voltamos com muitas ideias de como avançar com os testes e com os aprimoramentos da plataforma. A troca de experiências com os participantes foi algo muito valioso”.

O câmpus Pelotas também representará o IFSul a nível internacional. Pelo projeto Diana - Dispositivo de análise e controle de estufas agrícolas, os alunos do curso técnico em eletrônica Gustavo Ludtke da Silva e Carlos Eduardo Bastos e os orientadores Thales Gonçalves Ferreira e Rafael Galli foram premiados, além do prêmio Abritec (Associação Brasileira de incentivo à tecnologia e ciência), com o credenciamento para participação na EICCIE, feira que acontecerá na cidade de Valledupar, na Colômbia.

O orientador e professor Rafael Galli lembrou que o Diana já rendeu quatro premiações em 2018 e se mostrou satisfeito com o avanço no decorrer do tempo de dedicação ao trabalho: “A participação mais uma vez foi brilhante. O trabalho vem sendo desenvolvido há dois anos e vem se aperfeiçoando. Foi mais uma comprovação do trabalho dos alunos”.

O Diana tem o objetivo de analisar os dados climáticos de uma produção em estufas agrícolas e os controlar automaticamente, proporcionando as condições climáticas ideais para o cultivo. O sistema permite controlar vários cultivos separadamente ou diversos cultivos em uma mesma estufa.

Ao todo, cinco projetos de quatro câmpus do IFSul foram apresentados nesta edição. Confira!

Sistema de baixo custo para automação residencial via bluetooth (620)

- Desenvolvido pelos alunos Gabriel Mello Cantini e Tainara Rodrigues de Freitas, pela orientadora Claudia Garrastazu Ribeiro e pelo orientador Igor da Rocha Barros, do câmpus Santana do Livramento.

O empoderamento socioeconômico da pessoa com deficiência física: um estudo de caso sobre a oficina de artesanato desenvolvida pela associação canoense de deficientes físicos

- Desenvolvido pelas alunas Vanessa Schlotenfeldt da Silva e Franciele Marques Dias, pelo orientador Fábio Roberto Moraes Lemes e pela coorientadora Vanessa de Oliveira Dagostim Pires, do câmpus Sapucaia do Sul.

Revolução Cubana: a representação da invasão da baía dos porcos na grande imprensa brasileira

- Desenvolvido pelas alunas Alice da Cruz Busatto e Karolayne da Lima Recoba e pelo orientador Charles Sidarta Machado Domingos, do câmpus Charqueadas.

- Desenvolvido pelos alunos Leonardo Azzi Martins e Samanta dos Santos Ambos, pelo orientador Tiago Baptista Noronha e pela coorientadora Cecília da Rosa Ribeiro, do câmpus Charqueadas.

Diana – Dispositivo de análise e controle de estufas agrícolas

- Desenvolvido pelos alunos Gustavo Ludtke da Silva e Carlos Eduardo Bastos, pelo orientador Thales Gonçalves Ferreira e pelo coorientador Rafael Galli, do câmpus Pelotas.

Premiações

- Prêmio Museu Paulista da USP;

- Prêmio associação dos engenheiros politécnicos da USP;

- Credenciamento para a Imaginatec, feira que será sediada no Panamá;

- 2º lugar em engenharias.

Diana – Dispositivo de análise e controle de estufas agrícolas

- Prêmio Abritec (Associação Brasileira de incentivo à tecnologia e ciência);

- Credenciamento para a participação na EICCIE, feira que acontecerá na cidade de Valledupar, na Colômbia.