Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Empreendedorismo feminino foi tema de evento no câmpus Lajeado
seminário

Empreendedorismo feminino foi tema de evento no câmpus Lajeado

Tema desta edição do Seminário de Empreendedorismo e Associativismo foi “Mulheres empreendedoras”

• Publicado: Segunda, 21 de Mai de 2018, 20h40
  • Última atualização em Segunda, 21 de Mai de 2018, 20h40

Com a temática do empreendedorismo feminino, dois eventos já consolidados no câmpus Lajeado movimentaram a comunidade da região. O 5º Seminário de Empreendedorismo e Associativismo e a 3ª Feira de Negócios do câmpus ocorreram na terça e quarta-feira (15 e 16), levando aos participantes diferentes palestras e relatos de experiências na área. Nesta edição, os eventos contaram com o apoio do Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) da unidade.

Nas duas noites de evento, cerca de cem pessoas assistiram às palestras da programação, que também foram transmitidas ao vivo na página do câmpus no Facebook, onde é possível acessar as gravações. Após a abertura oficial do evento, realizada pelo reitor Flávio Nunes, o público pôde acompanhar cinco palestras e cases de empreendedoras da região sobre as características, dificuldades e oportunidades na abertura e manutenção de negócios. Paralelamente ao seminário, a Feira de Negócios contou com a participação de seis expositores da região.

De acordo com o professor e coordenador do seminário, Péricles Thiele, o evento foi realizado com muito trabalho e dedicação dos alunos e servidores do câmpus. Para o docente, as atividades, que terão continuidade nos próximos semestres, são oportunidades enriquecedoras de aprendizagem. “Este é um momento onde nossos alunos podem integrar o conhecimento teórico ao prático”, destaca.

Sobre a escolha da temática do evento, Péricles, que também integra o Nuged da unidade, comenta que este era um assunto bastante oportuno levando em consideração os dados econômicos do Brasil dos últimos anos. Segundo o professor, no ano passado, mais da metade dos empreendimentos foram realizados por mulheres; ao mesmo tempo, outros dados também mostram que o empreendedorismo nesse período foi feito muito mais por necessidade do que por oportunidade. “Isso nos leva a compreender que as mulheres estão empreendendo mais e em um momento de crise, então, nada mais justo do que trazer as empreendedoras para apresentarem seus cases de sucesso”, avalia o docente.

Por Greice Gomes | CCS - Reitoria

Assunto(s): empreendedorismo , lajeado , ifsul