Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > DEU HEXA NA BIBLIOTECA: seis dicas de LIVROS para quem ama futebol ⚽
Início do conteúdo da página
esporte e literatura

DEU HEXA NA BIBLIOTECA: seis dicas de LIVROS para quem ama futebol ⚽

Não é todo ano que podemos apreciar uma COPA DO MUNDO. Sabendo disso e aproveitando o clima de Copa, montamos uma lista com seis livros sobre esse torneio para quem ama futebol ❤

  • Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 01h03
  • Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2018, 19h59

Demorou, mas é oficial: É COPA DO MUNDO! Sim, aquela competição que já tomou as madrugadas de muitos apaixonados por futebol e que chama a atenção até mesmo de quem não é muito fã do esporte. E, entre um jogo e outro, que tal relembrar mundiais anteriores e saber histórias desconhecidas da competição? Bom, se você alguma vez já foi a uma livraria em busca de um livro sobre o tema, é bem provável que tenha se deparado com um espaço bem modesto reservado às obras futebolísticas. Mas nesse #FicaDica nós escolhemos seis (que nem tão coincidentemente é o número de títulos que o Brasil vai ter se ganhar a Copa deste ano) livros sobre o torneio mais importante do futebol.

Para falar mais sobre essa relação entre futebol e literatura, conversamos com quem se interessa muito pelo assunto: o professor de Educação Física do câmpus Pelotas Rafael Barbosa. Uma das coisas que percebemos na conversa com o Rafael é que existem muuuitas categorias dentro dessa temática mais ampla que é o futebol. Afinal de contas, o nosso queridíssimo esporte bretão envolve competências físicas, mentais, táticas e técnicas, e é possível achar obras voltadas para cada uma dessas áreas. Além disso, não esqueçamos que a Copa do Mundo já é uma senhora de idade que está completando 88 anos em 2018. Isto é: tem muita história para contar!

"A leitura é fundamental em qualquer área do conhecimento, e no esporte não é diferente. Todo contexto histórico nos ajuda a entender aquilo que funcionou para alguns, o que não funcionou para outros... Esse conhecimento prévio do que já aconteceu é engrandecedor, como a leitura sempre é. E no futebol temos obras excelentes a serem degustadas", diz o professor.

1 I Futebol ao Sol e à Sombra

Reza a lenda que no começo de uma Copa do Mundo, o escritor uruguaio Eduardo Galeano pendurou um cartaz na porta de sua casa com a seguinte mensagem: “Fechado por motivo de futebol”, que inclusive é o nome do livro lançado neste ano em nome do autor. Mas aqui vamos falar de outra obra futebolística desse “mendigo do bom futebol”, como ele mesmo se intitulava.

“Futebol ao Sol e à Sombra” foi publicado em 1995, mas foi atualizado para abordar as Copas do Mundo mais recentes (a última do livro é a de 2010). Nele, Galeano traz breves reflexões sobre cada figura presente no futebol, do juiz ao torcedor. Passa pelos primórdios do esporte, muito antes de se popularizar e ganhar um nome próprio. E relata histórias curiosas de cada Mundial, sempre acompanhadas do contexto histórico da época (não esqueçamos que estamos falando do autor de "As Veias Abertas da América Latina").

 2 I Gol da Alemanha

LÁ VEM ELES DE NOOOOVO! Passada a goleada sofrida contra a Alemanha (apesar das montagens que mostravam o goleiro Júlio César defendendo todos os gols alemães, o placar final realmente foi o doloroso 7 a 1), surgiram várias interpretações sobre o que rolou no Mineirão. Há quem pense que a goleada foi um singelo apagão do Brasil. Por outro lado, existe quem argumente que ela foi resultado de um processo muuuito mais amplo, consequência de como administramos o nosso futebol.

Fato é que os alemães se prepararam muito para ganhar uma Copa do Mundo! Após alguns vexames da Alemanha, o futebol foi repensado no país. Não foi nenhuma coincidência que, nas três copas seguintes, a Seleção Alemã chegou em duas semifinais e uma final. E isso que nem falamos dos clubes alemães. Se você fizer um esforço, vai lembrar que a final da Liga dos Campeões de 2013 foi justamente entre dois times do país. 

Você pode ficar por dentro de todo esse processo no sugestivo livro "Gol da Alemanha", escrito do curioso intercâmbio entre um jornalista espanhol e um professor de alemão.

3 I Os Hermanos e Nós

Não é nenhuma novidade que muitos torcedores brasileiros fantasiam uma vitória do Brasil contra a Argentina em uma final de Copa do Mundo. Mas você já parou para pensar se essa rivalidade é recíproca? Talvez a resposta surpreenda alguns, mas não somos os principais rivais dos nossos vizinhos. Por razões geopolíticas que envolvem a Guerra das Malvinas, a Inglaterra é vista como o grande rival dos argentinos, que, de acordo com os autores de “Os Hermanos e Nós”, não hesitariam em vestir a camiseta verde e amarela em um confronto entre brasileiros e ingleses.

Esse livro inclusive desmistifica vários lugares-comuns que circulam no Brasil sobre os Hermanos, não só sobre futebol. Uma boa oportunidade para quebrar preconceitos e conhecer uma cultura futebolística diferente.                                 

4 I Entre os vândalos

O hooliganismo é uma das principais preocupações do Mundial deste ano. Não faltam casos recentes de violência protagonizados por esses grupos que compartilham um sentimento racista, xenófobo e homofóbico. Uma semana antes do início da Copa, por exemplo, circulou a notícia de que o lateral-esquerdo da Inglaterra, Danny Rose, pediu para sua família não viajar para o país, temendo novos casos de racismo.

Durante quatro anos, o dia a dia do estadunidense Bill Buford não foi lá dos mais recreativos. Esse jornalista conviveu com hooligans ingleses, o que era sinônimo de muito peixe com batatas fritas no jornal (onde esse tradicional prato inglês costuma ser embrulhado), mas também de muita violência. "Entre os vândalos" pode te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o comportamento desses grupos.

 5 I Glória Roubada

Copa do Mundo é aquele momento que resgata o orgulho adormecido em cada um, que muitos amigos se reúnem e confraternizam durante os jogos de seus países etc. Mas nem só de alegrias é feita a Copa do Mundo. Por exemplo, você sabia que um ex-jogador já foi condenado a dois anos de cárcere e torturas no Haiti?

Foi o que aconteceu com Ernst Jean-Joseph, zagueiro do Haiti na Copa de 1974. Na época, o país era comandado pelo ditador Baby Doc, que não ficou nem um pouco feliz quando o jogador testou positivo no anti-doping depois de um jogo contra a Itália. O teste não provocou nenhuma sanção contra os haitianos (que disputavam a sua primeira e única Copa do Mundo até aqui), mas resultou na expulsão de Joseph do torneio. Poucos dias depois, ele já estava em Porto Príncipe, capital do Haiti, onde a polícia militar o prendeu sob a acusação de ter “desonrado o país e o seu líder”.

O livro “Glória Roubada – O outro lado das copas”, do argentino Edgardo Martolio, traz essa e muitas outras histórias dessa natureza. Além de ter contato com histórias pouco conhecidas, você pode aprender muito sobre história. As últimas páginas do livro inclusive reservam uma linha do tempo de todos os mundiais e as ditaduras que surgiram no período.                                  

6 I Tática Mente

Talvez você já tenha ouvido falar no “tiqui-taca” da Espanha campeã mundial em 2010. Mas você tem ideia de como jogava o Uruguai campeão em 1930? E o Brasil de 1958, na nossa primeira conquista? Pois é, esse livro escrito por uma das referências do jornalismo esportivo brasileiro traz análises desde a primeira Copa do Mundo até a de 2006. Mas é bom avisar: para Paulo Vinícius Coelho, a tática não explica tudo, é responsável apenas por uma parcela dos resultados ~ isso explica a ambiguidade do título.

Os capítulos não estão em ordem cronológica, mas, depois da leitura, que tal colocar eles em ordem e entender as mudanças e evoluções que aconteceram no decorrer dos anos?

Dica Bônus

Ok, a promessa foi de um #FicaDica de livros sobre a Copa do Mundo, mas vamos abrir uma exceção. Você sabia que existem editoras que publicam especificamente livros sobre futebol? Pois é, uma dessas editoras se chama Grande Área e mostra bem aquilo que falamos no início do texto: existem muitas maneiras de tematizar o futebol, abordando, por exemplo, gestão de pessoas, marketing esportivo, psicologia do esporte, tática... Aliás, é muito comum que as editoras lancem novos livros sobre futebol em ano de Copa do Mundo, ou seja: existem outras opções além das que sugerimos aqui, então vale ficar de olho! ;)

 

Por Vitor Azocar | CCS - Reitoria

Revisão jornalística: Greice Gomes

registrado em:
Assunto(s): esporte , copa do mundo , futebol
Fim do conteúdo da página