Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFSul é selecionado para o Programa Jovens Embaixadores

Estudante do IFSul é selecionado para o Programa Jovens Embaixadores

O aluno do câmpus Venâncio Aires foi o único selecionado pelo IFSul e viaja para os Estados Unidos em janeiro

• Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 14h27
  • Última atualização em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 14h27

O estudante do curso técnico integrado de informática do câmpus Venâncio Aires, Marcelo Eduardo Santos, foi o único estudante do IFSul selecionado para participar do Programa Jovens Embaixadores 2019. O programa é patrocinado pela missão diplomática dos Estados Unidos e parceiros privados. Para ser selecionado, o estudante teve que passar por algumas etapas como preenchimento de formulário online, carta de recomendação de seus professores, além de prova oral e escrita de inglês.

Em território norte-americano, Marcelo e os demais selecionados, participarão de reuniões com autoridades do governo daquele país e com líderes de ONGs. Na agenda, também constam visitas a escolas e a projetos sociais, além de participação em atividades de voluntariado como representantes da juventude brasileira nos Estados Unidos. Os estudantes também farão apresentações sobre o povo brasileiro e sua cultura.

A viagem acontece em janeiro de 2019 e os estudantes passarão três semanas visitando cidades como a capital norte-americana, Washington. Depois, em grupos, embarcarão para diferentes cidades, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

Marcelo considera a participação no programa uma experiência um tanto desafiadora. “Sairei de minha zona de conforto cultural e terei a oportunidade de realizar um intercâmbio com os demais embaixadores de outros estados e também com a comunidade que me acolherá”.

O estudante acrescenta que essa oportunidade vai fazê-lo crescer como cidadão, através da participação em trabalhos voluntários. Isso também fará com que seus valores humanitários sejam incentivados. “Essa experiência eu pretendo compartilhar e divulgar para meus colegas do câmpus e para toda a minha comunidade”, diz.

O programa foi criado em 2002 e busca alunos da rede pública do Brasil que sejam exemplos em suas comunidades, que tenham excelente desempenho acadêmico, um bom conhecimento da língua inglesa e que participem de atividades de voluntariado. O objetivo é fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.

Por Paulo Cunha - CCS/Reitoria