Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul inicia construção de uma política institucional de prevenção ao suicídio
Início do conteúdo da página
iniciativa

IFSul inicia construção de uma política institucional de prevenção ao suicídio

A elaboração do documento terá início no dia 3 de dezembro em reunião com profissionais de saúde de todos os câmpus do IFSul

  • Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 11h01
  • Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 11h00

A atenção à saúde mental da comunidade acadêmica será o foco de um documento que busca traçar estratégias de atuação para a valorização da vida no IFSul. Profissionais de saúde de todas as unidades do IFSul se reunirão no dia 3 de dezembro para iniciar a construção de uma política institucional de prevenção e de enfrentamento ao suicídio. O encontro será das 14h às 17h na Reitoria.

O documento, que deverá ser elaborado com a participação de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos e outros profissionais da área, tem como objetivo dirimir as dúvidas da comunidade acadêmica, subsidiar as ações dos profissionais e dos gestores e unificar a conduta institucional diante de casos de risco de suicídio. Para isso, a política contará com um guia de orientação e um protocolo de atendimento.

“Buscamos minimizar a existência de mitos e informações incorretas sobre risco de suicídio com esse projeto”, comenta a psicóloga do Departamento de Gestão da Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Ensino e uma das responsáveis pela iniciativa, Liliane Ores. De acordo com a servidora, o tema causa bastante angústia entre profissionais, gestores e docentes do instituto quando se deparam com a questão. E é justamente para diminuir o desconforto causado por essa temática e possibilitar um enfrentamento efetivo ao problema que, segundo ela, a política deverá prever ações de capacitação aos servidores, sensibilização e intervenções junto à comunidade acadêmica.

Saiba mais

O suicídio é considerado uma delicada questão de saúde pública e, no Brasil, o Ministério da Saúde elaborou uma agenda estratégica para reduzir o risco de suicídio em no mínimo 10% até 2020.

Fim do conteúdo da página