Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul regulamenta multa solidária nas bibliotecas
Início do conteúdo da página
Alternativa

IFSul regulamenta multa solidária nas bibliotecas

Possibilidade de regularizar o atraso do livro com a doação de alimentos busca unir o caráter educativo da multa com a solidariedade

  • Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 17h16
  • Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2019, 17h21

Sabe aquele deslize com o cumprimento dos prazos de entrega de livros na biblioteca? Se sua resposta foi sim, você provavelmente já conhece o procedimento para pagamento da multa, envolvendo guia de recolhimento e ida ao banco. Mas e se, para regularizar sua situação, você pudesse converter o mau comportamento do atraso em uma atitude positiva quitando o débito com a doação de alimentos? Pois saiba que essa alternativa agora está prevista e regulamentada na instituição.

Exemplos como o da biblioteca do câmpus Pelotas, que até o próximo dia 30 realiza a campanha Multa Solidária podem agora se espalhar por todas as unidades. É que a possibilidade de quitação de dívidas na biblioteca através da doação de alimentos foi aprovada no Conselho Superior do IFSul. Mas, atenção, a conversão da multa em doação só acontece no período específico das campanhas e seguindo algumas regras, que você pode conhecer através das próprias bibliotecas.

De acordo com os bibliotecários da instituição, a regulamentação foi importante para legitimar as iniciativas semelhantes em cada unidade. Como não constava no regulamento, cada biblioteca tinha de submeter seus projetos ao câmpus e aguardar o entendimento da direção. A biblioteca do câmpus Camaquã, então, acionou a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e a regulamentação foi aprovada no Consup.

Caráter educativo

É importante destacar que a cobrança de multa por atraso na entrega dos livros tem um caráter educativo, uma vez que outro usuário pode estar precisando do material para seus estudos. Não há a intenção de que os valores pagos sejam considerados arrecadação financeira. Por isso, a substituição dos valores em dinheiro por alimentos segue cumprindo o objetivo de que o usuário se conscientize da necessidade de zelar pela democratização do acesso aos livros, de uso coletivo.

Resultado positivo

Em sua segunda edição, a campanha de substituição da multa por doação de alimentos da biblioteca do câmpus Pelotas se estende até a próxima terça-feira (30). No ano passado, foram 405 kilos de alimentos doados ao Banco de Alimentos da Cidade de Pelotas, somando mais de R$ 2 mil em desconto para os usuários que realizaram a troca.

registrado em:
Assunto(s): biblioteca , multa , solidária
Fim do conteúdo da página