Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul lança oficialmente o curso de capacitação para as Comissões de Heteroidentificação
Início do conteúdo da página
Capacitação

IFSul lança oficialmente o curso de capacitação para as Comissões de Heteroidentificação

Evento aconteceu na terça-feira na Sala dos Conselhos da Reitoria

  • Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 16h53
  • Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 16h17

Foi lançado oficialmente na terça-feira (02), na Sala dos Conselhos da Reitoria, o curso de capacitação para as comissões de Heteroidentificação do IFSul. O curso é promovido pelo Departamento de Educação Inclusiva (Depei) da Pró-reitoria de Ensino e conta com a colaboração de professores. O objetivo é capacitar as comissões responsáveis pela aferição das autodeclarações raciais nos processos seletivos da instituição.

Além dos membros das comissões de heteroidentificação dos câmpus e Reitoria, a formação é aberta a todos os servidores. O curso, realizado a distância, tem carga horária de 40 horas e, além de subsidiar as ações afirmativas no IFSul, busca oferecer uma formação específica sobre a promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo.

O curso que já está disponibilizado na plataforma moodle é auto instrucional, multicampi e possibilita que todos tenham acesso a essa capacitação em diversos ambientes, mas necessita de um gerenciamento interno do câmpus (servidor) em relação aos membros externos das comissões.  Para o servidor que quiser participar,  basta fazer seu cadastro nos Neabis dos câmpus com o nome,e-mail e CPF e através do CPTE será cadastrado na plataforma moodle.    

Conforme a titular da Depei, Rosane Bom, idealizadora e coordenadora do projeto, o curso de formação a distância justifica-se por orientação legal que regulamenta o procedimento complementar à autodeclaração dos candidatos negros. Ela também ressalta que o IFSul assume seu compromisso com as ações afirmativas desenvolvidas, implementando uma política de cotas raciais não só para concursos, como, por analogia, em seus processos seletivos, configurando-se num grande desafio. “O IFSul torna-se protagonista de sua história não só como uma instituição pública e de qualidade, mas de uma instituição que busca acolher as diferenças e suas mais diversas singularidades”, destaca Rosane. 

O curso foi viabilizado pelo Departamento de Educação Inclusiva (Depei) em conjunto com a Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE) do Departamento de Educação e Tecnologia (Dete) da Pró-reitoria de Ensino do IFSul. Participaram da mesa de abertura o pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento, representando o reitor Flávio Nunes, a diretora de Políticas de Ensino e Inclusão, Veridiana Krolow Bosembecker, e a chefe do Departamento de Educação Inclusiva, Rosane Bom.

Fim do conteúdo da página