Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Parceria entre IFSul e indústrias viabiliza produção de 10 mil protetores faciais
Protetor Facial

Materiais serão doados para proteger profissionais de saúde da contaminação pelo Covid 19
  • Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 14h21
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 14h55
Face shield é uma máscara protetora facial especialmente importante para profissionais de saúde que atendem pacientes infectados com o novo Coronavírus, já que funciona como uma barreira física de proteção ao rosto. O IFSul, em parceria com a InBetta, Braskem e Ideia Laser, está produzindo dez mil unidades dessas máscaras para doação a secretarias de saúde e vigilâncias sanitárias do Rio Grande do Sul.

As tiaras, a parte plástica que fixa a estrutura à cabeça, já foram produzidas pela empresa InBetta, com matéria-prima doada pela Braskem, e entregues ao câmpus Sapucaia do Sul na última semana. O IFSul está agora adquirindo bobinas de pet cristal para confecção da parte frontal da viseira, material que passará por um corte prévio conduzido pelos professores do câmpus Pelotas Mariana Piccoli e Júlio Ruzicki e depois enviado para a empresa Ideia Laser, em Rio Grande, que doou o corte e a montagem das máscaras.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, Vinícius Martins, enfatiza a relevância dessa integração entre o Instituto e a indústria para atendimento às demandas de controle da pandemia. “As empresas entenderam seu papel na sociedade na busca por esta estabilidade que permitirá ao Sistema Único de Saúde do Estado se preparar para enfrentar a doença e diminuir a mortalidade da população”, diz.

“A união de diferentes áreas de conhecimento sempre é capaz de trazer boas soluções”, enfatiza o gerente corporativo de Recursos Humanos da InBetta, Evandro Leorato Machado. Três profissionais formados pelo Câmpus Sapucaia que hoje trabalham na empresa foram as responsáveis pela ponte entre as duas instituições: Fabricio Fernandes, Claudionei Gonçalves e Abel Furlaneto. Junto com os colegas Evandro Machado e Marcelo Higashi e com a direção da empresa, eles buscaram matéria-prima e maquinário e produziram as tiaras.

Após o corte das viseiras e montagem pela Ideia Laser, as dez mil máscaras do tipo face shield serão distribuídas entre os 14 câmpus do IFSul no Estado, de forma proporcional às populações de cada município, e doadas às secretarias de saúde e vigilâncias sanitárias. “A população está sofrendo com a pandemia e cabe ao IFSul, como partícipe dessas comunidades, atuar usando seus conhecimentos técnicos e científicos para promover a melhoria da qualidade vida da população e preservar a vida dos profissionais de saúde”, afirma Vinícius Martins.
Além destas dez mil máscaras face shield, outras dez mil estão previstas. A InBetta já está produzindo mais dez mil tiaras, com matéria-prima doada pela Braskem, e um grupo de estudantes e egressos do câmpus Sapucaia está desenvolvendo o projeto de uma máquina manual, para viabilizar o corte no próprio câmpus.
Assunto(s): protetores faciais