Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inovtec abre prazo para submissão de artigos

Inovtec abre prazo para submissão de artigos

Seminários de Inovação e de Educação serão realizados online entre 10 e 13 de novembro

• Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 09h32
  • Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 09h32

Está aberto o prazo para submissão de artigos ao 9º Seminário de Inovação e Tecnologia do IFSul, o Inovtec. As inscrições, tanto para apresentação de trabalhos quanto para ouvintes, são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.even3.com.br/inovtec2020. Este ano, pela primeira vez, o evento será em formato online, entre os dias 10 e 13 de novembro, e ocorrerá em conjunto com o 2º Seminário de Educação, Trabalho e Tecnologias do IFSul.

O Inovtec promove desde 2011, no Câmpus Sapucaia, um espaço qualificado de apresentações de trabalhos, palestras e debates relacionados à temática da tecnologia e da inovação, e desde 2019 o evento ocorre em paralelo ao Seminário de Educação. Este ano o tema central são os Desafios da Indústria 4.0: Empreendedorismo, Inovação & Desenvolvimento Tecnológico, enquanto o tema do Seminário de Educação é A educação frente aos avanços tecnológicos.

Para participar como apresentador de trabalho é necessário submeter um artigo, relacionado a uma das áreas temáticas do evento, com até 15 páginas. A submissão deve incluir um vídeo de apresentação da pesquisa, com entre dois e quatro minutos de duração. Confira no site as áreas temáticas, as regras completas e o link para submissão.

Além das apresentações de artigos científicos, em formato de vídeos, a programação dos eventos inclui 23 palestras ao vivo, pelo Youtube. Entre os palestrantes estão nomes de peso, como a professora da Universidade de São Paulo (USP), Lauralice Franceschini Canale, que falará sobre tratamentos térmicos. Lauralice foi a primeira mulher e a primeira brasileira a ser “Fellow” da International Federation of Heat Treatment and Surface Engineering. Fez pós doc na Universidade do Tennessee (EUA) e trabalha em colaboração com a Portland State University (EUA), University of Zagreb (Croácia), Óbuda University (Hungria) e Institute of Metals and Technology (Eslovênia). Atualmente é coordenadora do programa Erasmus Mundus com essas universidades parceiras.

O professor Carlos Ramos, que foi vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP) de Portugal, ministrará a palestra “Um Novo Mundo com Inteligência Artificial”, e o procurador federal Leopoldo Gomes Muraro, que desde 2012 exerce a função de procurador-chefe do CNPq, falará sobre “Instrumentos jurídicos do Marco Legal de CT&I”. Muraro é também coordenador do Fórum de Procuradores-chefes e da Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação, ambos da PGF.

Entre os palestrantes do IFSul está a doutora Carmen Iara Walter Calcagno falará sobre Pesquisa com Materiais Renováveis e a Oportunidade de Aliar Formação Profissional e Desenvolvimento de Tecnologia. Carmen é idealizadora e responsável pela implantação e condução das atividades no Laboratório de Desenvolvimento Integrado de Materiais e Produtos (DIMP).