Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Óculos desenvolvidos pelo câmpus Passo Fundo irão beneficiar pessoas com deficiência visual
Início do conteúdo da página
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Óculos desenvolvidos pelo câmpus Passo Fundo irão beneficiar pessoas com deficiência visual

O projeto do câmpus ficou entre os classificados da chamada pública da Finep na área de tecnologias assistivas

  • Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 10h33
  • Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 10h33

Promover a independência, autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida para pessoas com deficiência, idosas ou com mobilidade reduzida: esta é a proposta de um projeto a ser desenvolvido pelo câmpus Passo Fundo, o qual foi classificado na Chamada Pública Tecnologia Assistiva da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

Com o custeio da financiadora, o câmpus irá desenvolver óculos dotados de sensores eletrônicos e uma câmera frontal de alta resolução, que captará as imagens e as processará, permitindo a localização de obstáculos, especialmente daqueles fora do alcance de detecção da bengala. A fabricação do protótipo utilizará prototipagem rápida como impressão 3D para conferir resistência e ergonomia ao usuário.

Segundo o coordenador do projeto, professor Raul Sales, o nome do protótipo, AJNA-V1, remete ao chakra do "terceiro olho", Ajna ou Agya, na cultura Hindu, fazendo uma analogia ao olho digital (câmera), que possibilitará a percepção de obstáculos e objetos na trajetória do usuário.

Além do coordenador, a equipe de desenvolvimento é composta pelos professores Alexsander Furtado, do câmpus Passo Fundo; Anselmo Cukla, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pelo engenheiro biomédico, Douglas Guedert, titular da Empresa de Desenvolvimento e Tecnologia – BGSoft. A iniciativa, que terá uma duração de 36 meses, também contará com a participação de alunos do IFSul e oferecerá bolsas que serão custeadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página