Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Repositório Proedu atinge a marca de 9 milhões de downloads
Recursos Educacionais

Repositório Proedu atinge a marca de 9 milhões de downloads

A ferramenta busca reunir e disponibilizar recursos educacionais da Educação Profissional e Tecnológica produzidos pelas instituições parceiras da Rede e-Tec e da Setec

• Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 17h29
  • Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 15h48

O Proedu atingiu a marca de 9 milhões de downloads dos recursos educacionais depositados no repositório, com uma média diária de 10 mil nos últimos 12 meses. A ferramenta é desenvolvida no âmbito da Rede e-Tec para reunir e disponibilizar recursos educacionais da educação profissional e tecnológica produzidos pelas instituições parceiras da Rede e-Tec e da Setec. Esta marca alcançada deve-se aos esforços empreendidos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação em cooperação com o IFSul, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

>> Acesse aqui o repositório e conheça os recursos disponíveis

Para debater as questões relacionadas ao repositório, o IFSul realizará uma live. O tema será Compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos: o Proedu como apoio às Politicas Publicas para EPCT. A transmissão será pelo canal IFSul Transmissões no Youtube.

O Proedu foi desenvolvido como uma solução para armazenar, tornar público e compartilhar os Recursos Educacionais produzidos para a Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT) bem como viabilizar o uso, reuso e adaptação de Recursos Educacionais Digitais, valorizando a pluralidade e a diversidade da educação brasileira.

A história do Proedu começou em 2016, balizado por estes desafios e desde então o repositório vem recebendo o reconhecimento dos usuários, em todas as instâncias, sejam oriundos de instituições públicas ou privadas, da esfera municipal, estadual ou federal, em função da qualidade dos conteúdos nele depositados e da filosofia adotada pelo projeto de disponibilizar os Recursos Educacionais de forma Aberta (REA), sob licenças que permitem o reuso e adaptação de conteúdo para diferentes contextos.

De acordo com Raymundo Ferreira Filho, professor do IFSul e Coordenador Nacional do projeto, o Proedu se propôs a atender as características da Rede EPCT bem como às necessidades de expansão e inovação na área de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, como política pública, estendendo a possibilidade de formação e atualização à população que atua ou atuará no mundo do trabalho.

Para Raymundo Ferreira Filho, a principal função do Proedu é reunir os diversos REA produzidos pela Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT), a fim de facilitar o acesso a eles e preservar a memória intelectual da Rede.

De acordo com o Pró-reitor de Ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento da Silva, o IFSul tem contribuído significativamente para que o projeto cumpra a sua finalidade, a de atender a Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica compartilhando de forma pública e gratuita, para a comunidade acadêmica e sociedade em geral, conteúdo de qualidade financiado com recursos públicos, executado através da Proen.

Assunto(s): Proedu