Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Minuta da Política de Inovação do IFSul será apresentada em colóquio online

Minuta da Política de Inovação do IFSul será apresentada em colóquio online

Primeira reunião ocorrerá nesta quarta-feira (22).  A transmissão do evento será feita pelo YouTube, no  canal de Pesquisa do IFSul

• Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 10h58
  • Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 10h58

A comunidade acadêmica do IFSul está sendo convidada a participar do Colóquio de apresentação da Minuta da Política de Inovação do instituto, que será realizado entre os meses de setembro e outubro. O evento está dividido em dois momentos: transmissões síncronas e reuniões com as comunidades de cada um dos câmpus do instituto e, também, da Reitoria.

Em setembro, as reuniões síncronas ocorrerão nos dias 22 e 29. Em outubro, os encontros serão realizados nos dias 6 e 13, sempre às 18h (confira os temas no quadro abaixo).  A transmissão do evento será feita pelo  Canal de Pesquisa do IFSul no YouTube.

A Política de Inovação é um documento exigido às instituições científicas, tecnológicas e de inovação.

“De forma geral, a Política de Inovação é um documento que vem para normatizar como o instituto vai cumprir o que a legislação federal, inclusive a Constituição Federal, pede para o Estado brasileiro, no sentido de melhorar seus níveis de inovação, ciência e tecnologia”, explica o titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Coint), Diego Rodrigues Pereira.

A Política de Inovação deve prever alguns assuntos específicos que tratam de facilitar o contato do instituto com a sociedade, como, por exemplo, com pesquisadores independerdes, empresas, ONGs e prefeituras, com o objetivo de produzir melhores níveis de inovação. A intenção é fazer   com que a pesquisa chegue ao mercado,  transformando "o conhecimento em produtos, processos e serviços que resolvam problemas reais da sociedade”, diz Diego.

Outro aspecto importante, relacionado à Política, diz respeito à proteção da propriedade intelectual produzida no IFSul. "Sem a política de inovação e, portanto, sem as normativas e procedimentos que ela deve definir, qualquer criação realizada no instituto fica vulnerável quanto a sua proteção. Tanto o IFSul quanto o pesquisador assumem este risco", alerta o coordenador.

A promoção do evento é do Grupo de Trabalho responsável pela construção da Política de Inovação do IFSul em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp) através da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Coint). As reuniões com as comunidades dos câmpus e da Reitoria estão sendo agendadas.

Reuniões síncronas:

22 de setembro   Títulos I e II (Das Disposições Preliminares – Da Política de Inovação)
29 de setembro   Título III (Do Regulamento do NIT)
06 de outubro   Título IV (Da Política de Propriedade Intelectual)
13 de outubro   Títulos V e VI (Da aplicação da Política de Inovação e Disposições Finais)