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Diretoria de Tecnologia da Informação orienta comunidade acadêmica sobre recursos do Google Workspace e Office 365

De acordo com comunicado da DTI, alguns recursos avançados do Google for Education serão descontinuados a partir de 10 de janeiro de 2022

  • Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 14h36
  • Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 16h18

A Diretoria de Tecnologia da Informação do IFSul emitiu comunicado à comunidade acadêmica sobre alterações no acesso a recursos avançados do Google Workspace. De acordo com as informações, alguns recursos avançados disponibilizados aos usuários do pacote Google for Education por conta da pandemia serão descontinuados em sua versão gratuita a partir de 10 de janeiro de 2022.

Entre as alterações, temos a limitação do espaço institucional e a desativação a partir desta data do recurso de gravação e  armazenamento pelo Google Meet. Como alternativa para atender a demanda de gravação e armazenamento, a DTI sugere a utilização de outras alternativas, como o MS Teams, pertencente ao pacote Office 365, do qual o IFSul também é assinante.

 

Confira a nota completa emitida pela DTI:

 

Em virtude da pandemia, desde março de 2020, o Google Workspace manteve o  acesso aos recursos avançados do Google Meet para os usuários For Education.

Conforme já divulgado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), há cerca de um ano o Google anunciou a restrição da disponibilização de alguns recursos avançados do Google Meet que haviam sido ofertados gratuitamente durante este período pandêmico. Entre as mudanças estava o encerramento do recurso de gravação e armazenamento pelo Google Meet. A função, que ainda permaneceu disponível por vários meses, agora tem data certa para ser descontinuada: a partir de 10 de janeiro de 2022.

Assim, conforme orientações anteriores, a DTI reforça que é necessário substituir o uso dessa ferramenta por outras alternativas - como o MS Teams, também apresentado na ocasião além da utilização do OneDrive, drive do Office que oferece 1TB de armazenamento.

 

O que mudou?

O IFSul faz uso da versão "G Suite for Education", que permite a participação de até 100 pessoas em uma reunião, porém, a partir de janeiro de 2022, sem a opção de gravar e armazenar/ compartilhar. A realização de "lives" pela ferramenta também foi suspensa desde outubro passado.

A DTI informa que está avaliando a viabilidade e benefícios da aquisição de modalidade paga do Google Workspace. Novas informações serão repassadas à comunidade em momento oportuno.

MS TEAMS: alternativa para gravação de aulas e reuniões online

O Microsoft Teams ou MS Teams é um ambiente virtual e colaborativo que possui recursos para realização e gravação de aulas e reuniões online. Servidores e estudantes do IFSul já possuem acesso à plataforma.

Além desta mudança, houve restrições também na política de armazenamento de dados que não mais será ilimitada. A partir do dia 1º de julho de 2022, o IFSul terá disponível na plataforma Google Workspace um espaço total de 100TB (cem terabytes) de armazenamento, em pool a ser compartilhado por todos os usuários (Aproximadamente 25.000).

 

Como acessar o MS Teams?

A DTI  e o CPTE disponibilizam no portal institucional um guia rápido sobre como acessar o ambiente do Office 365, que disponibiliza a ferramenta: http://www.ifsul.edu.br/images/documentos/Tutorial_365_Office_Educao.pdf "

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