Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projetos do IFSul auxiliam micro e pequenos empreendedores do estado afetados pela pandemia
Início do conteúdo da página
extensão

Projetos do IFSul auxiliam micro e pequenos empreendedores do estado afetados pela pandemia

Com iniciativas em cinco regiões do RS, projetos de seis câmpus do instituto atenderam 47 empresas gaúchas

  • Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 15h12
  • Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 15h32

Por meio de apoio e assessoramento gratuitos a micro e pequenas empresas de cinco regiões do estado, oito projetos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) auxiliaram empreendedores gaúchos afetados pela pandemia a criarem ou remodelarem seus negócios. A iniciativa, que ocorreu ao longo de todo este segundo semestre, fez parte do programa nacional IF Mais Empreendedor. No total, foram 47 empresas beneficiadas e 48 estudantes contemplados com bolsas de iniciação científica.

Voltado ao atendimento de Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e de Empreendedores Individuais (MEIs) com cadastro nacional de pessoa jurídica, o programa teve como objetivo realizar projetos e ações de extensionismo tecnológico em interação com o setor produtivo. Com isso, estudantes e servidores envolvidos nas ações contribuíram com o surgimento de novos negócios e com a remodelagem de empreendimentos existentes no enfrentamento das dificuldades trazidas pela pandemia, por meio da articulação de iniciativas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação.

“Fiquei surpreso com os resultados atingidos por estudantes integrantes da equipe. Os resultados obtidos em cada etapa do projeto assemelham-se a profissionais já de mercado. É uma ótima oportunidade para medir a capacidade desta nova geração e a força do ensino acadêmico."

Daniel Garske, engenheiro e empreendedor beneficiado pelo projeto

"Este programa se consolidou como uma experiência ímpar para aproximar os estudantes com o mundo do trabalho ao aplicarem de forma prática os conhecimentos construídos na resolução de demandas identificadas pelas empresas parceiras do projeto”, avalia a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSul, Gisela Loureiro Duarte. A gestora também destaca a atuação dos coordenadores no processo ao estimular o empreendedorismo estudantil e auxiliar no atendimento aos arranjos produtivos locais.

 

Impacto regional

Com iniciativas desenvolvidas dentro de projetos de seis câmpus do IFSul, as ações do programa alcançaram as cidades e regiões de Charqueadas, Lajeado, Venâncio Aires, Novo Hamburgo, Pelotas e Sapucaia do Sul. Com o assessoramento às 47 empresas contempladas, foram pelo menos cinco microrregiões e três mesorregiões do Rio Grande do Sul beneficiadas de forma direta pelas ações do IF Mais Empreendedor.

A primeira etapa do programa, realizada de junho a agosto, contou com capacitações, diagnóstico e elaboração dos planos de ação. Já a segunda etapa, que se estendeu até o final do ano, contemplou análises de causas, execução dos planos de ação, sugestão de melhorias e execução dos projetos.

 

Assessoria que gera resultados

Entre as experiências relatadas por empreendedores beneficiados pela iniciativa, uma das mais citadas é a qualidade da assessoria recebida dos estudantes e servidores do IFSul envolvidos nos projetos.

O Cristian Locatelli e a Beatriz Freitas, do Hotel Locatelli, relatam que a assessoria da equipe do projeto Vale+Turismo, do câmpus Lajeado, proporcionou aos dois um excelente aprendizado. “Através de sua equipe multidisciplinar, sempre muito prestativos, nos forneceram boas ideias que possibilitaram uma melhora no modo como administramos nossas redes sociais”, destacam. Segundo eles, as orientações trazidas no projeto estão resultando em publicações mais assertivas, com melhor gestão dos canais de comunicação e melhor organização de tempo.

Já a Jéssica Leão, do empreendimento Baita Presente, contou com a assessoria do projeto “Digitalização rápida, assertiva e de baixo custo”, do câmpus Charqueadas. E, para ela, o preparo e a capacidade técnico-profissional do estudante do IFSul que a acompanhou no processo foram dignos de elogio. “O Pablo (bolsista) é incrível, que futuro! Se pudéssemos teríamos ele no nosso quadro!”, ressalta a empreendedora.

A mesma capacidade e qualidade de formação foram identificadas por Daniel Garske, sócio-proprietário da EKS-RAG, e assessorado pelo projeto “Ações para o desenvolvimento e a melhoria de processo”, do câmpus Sapucaia do Sul. “Fiquei surpreso com os resultados atingidos por estudantes integrantes da equipe. Os resultados obtidos em cada etapa do projeto assemelham-se a profissionais já de mercado, e não de acadêmicos. É uma ótima oportunidade para medir a capacidade desta nova geração e a força do ensino acadêmico, além do aprendizado do aluno”, avalia o empreendedor, que também é egresso do curso de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul do IFSul.

Avaliações positivas de um lado e do outro… também! Bolsista do projeto “Inovação e empreendedorismo”, do câmpus Venâncio Aires, o estudante Leonardo Gabriel Weiler descreve a participação no projeto como muito enriquecedora. “Estamos conseguindo colocar isso na prática e ainda ajudando os empreendedores. Está sendo muito bom, muito gratificante”.

 

Confira os projetos desenvolvidos pelo IFSul no estado:

 

O Pregão Solidário

Coordenador: Calebe Micael de Oliveira Conceição

Câmpus Charqueadas

 

Vale + Turismo

Coordenador: Rodrigo Luís Melz

Câmpus Lajeado

 

Inovação e Empreendedorismo: Criando Laços com Consumidores por meio do Instagram

Coordenador: Jean Marcos da Silva

Câmpus Venâncio Aires

 

Digitalização Rápida, Assertiva e de Baixo Custo para Pequenos Negócios Afetados pela pandemia do Coronavírus

Coordenador: André Luís del Mestre Martins

Câmpus Charqueadas

 

Gestão Estratégica de Inovação para Micro- empreendedores do vale dos Sinos e Região

Coordenador: Moisés Beck

Câmpus avançado Novo Hamburgo

 

Planejamento Estratégico de Marketing Digital e Vendas Online para empresas do vale dos Sinos e Região

Coordenador: Daniele Gonçalves de Souza

Câmpus avançado Novo Hamburgo

 

Criar e Reinventar: apoio técnico a pequenos e micro empresas que sofreram com a Covid-19 na região de Pelotas - RS

Coordenador: Flávio Edney Macuglia Spanemberg

Câmpus Pelotas

 

Ações para o desenvolvimento e a melhoria de processos de micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS

Coordenador: Pedro Carlos Hernandez Júnior

Câmpus Sapucaia do Sul

 

Saiba mais

O programa IF Mais Empreendedor no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) foi uma proposta institucional ao edital 05/2021 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema).

registrado em:
Fim do conteúdo da página