Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul publica o Relatório de Gestão 2021
transparência

IFSul publica o Relatório de Gestão 2021

Documento, além de ser uma importante ferramenta gerencial, também é uma prestação de contas da instituição junto à sociedade, trazendo uma sistematização das ações e resultados obtidos pelo IFSul no período

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2022, 09h28

Os números, as ações e os resultados obtidos pelo IFSul no último ano já podem ser conferidos no Relatório de Gestão 2021. O documento, aprovado pelo Conselho Superior e publicado na sexta-feira (29), traz um amplo compilado de informações institucionais sistematizadas em uma publicação acessível, estruturada e graficamente organizada.

Além de ser uma importante ferramenta gerencial, o relatório também é uma prestação de contas da instituição junto à sociedade, já que compila e sistematiza uma série de dados institucionais. “É no relatório que a instituição mostra para a sociedade como foram aplicados os recursos públicos e que resultados foram alcançados. Por isso, além de ser um documento importante para mostrarmos ao cidadão o que fazemos, também é fundamental para que a gestão utilize esses dados na tomada de decisões”, destaca a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFSul, Ana Paula Nogueira e Silva.

Reforçando a importância do relatório como um instrumento de prestação de contas à sociedade, o reitor Flávio Nunes destaca que o documento contribui com o processo de transparência das ações institucionais, algo fundamental no serviço público. Segundo ele, o relatório de 2021 também evidencia todo o trabalho desenvolvido no instituto e seu impacto social. “O Relatório de Gestão 2021 mostra a quantidade expressiva de atividades, de projetos e de tantas outras ações desenvolvidas ao longo do ano, algo para ficarmos felizes, pois mesmo diante das dificuldades enfrentadas continuamos a prestar uma educação de qualidade e de significância para a sociedade”, ressalta o gestor.

O relatório pode ser acessado pelo site do IFSul, a partir do menu Acesso à Informação > Transparência e Prestação de Contas.

Informações acessíveis a um clique

Estabelecida pela Constituição como um dever institucional, a publicação da prestação de contas anual tem como objetivo demonstrar, de forma clara e objetiva, a aplicação dos recursos públicos federais. E é justamente com o compromisso de tornar o relatório acessível a toda a comunidade que o documento traz informações claras, dados apresentados com diferentes recursos gráficos e links para vários outros documentos institucionais.

“O uso de hiperlinks ao longo de todo o relatório, por exemplo, leva o cidadão a uma série de informações complementares, mantendo a concisão, a coesão e a abordagem estratégica do documento. O relatório está cada vez mais acessível e alinhado ao contexto digital”, complementa a gestora.

Um panorama das ações e resultados da instituição

Construído com base nas informações prestadas pelas áreas sistêmicas da instituição, o relatório, que contempla o IFSul como em todo, foi sistematizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) e contou com projeto gráfico desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).

O documento conta com 170 páginas e está dividido em quatro grandes capítulos: Visão Geral Organizacional e Ambiente Externo; Gestão de Riscos; Estratégia, Governança e Desempenho; e Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis.

Além disso, o relatório conta com uma mensagem do reitor, que apresenta o documento e sintetiza os principais resultados da instituição no exercício de 2021, especialmente com foco nas ações e atividades desenvolvidas pelo IFSul no contexto da pandemia. No final do relatório, também há uma extensa análise dos indicadores de desempenho do instituto extraídos da Plataforma Nilo Peçanha, que reúne dados relativos a corpo docente, discente, técnico-administrativo e de gastos financeiros de todas as unidades da Rede Federal.

Um dos destaques do relatório 2021, de acordo com Ana Paula, é o foco nos resultados relacionados ao planejamento estratégico institucional, os quais estão alinhados ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024, aprovado em 2020 pelo IFSul. Nesse sentido, a comunidade pode conferir no documento a forma como cada ação e resultado apresentado está inserido no contexto do planejamento estratégico e a qual fase de implementação se encontra.

Saiba mais

Os princípios que nortearam a elaboração do documento foram clareza, abordagem estratégica, conectividade da informação, relações com partes interessadas, materialidade, concisão, confiabilidade e completude, coerência e comparabilidade.

A elaboração do documento tem como base legal a Instrução Normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) nº 84/2020 e a Decisão Normativa do TCU nº 187/2020.