Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do IFSul participa de olimpíadas internacionais para surdos
Esporte e Inclusão

Aluno do IFSul participa de olimpíadas internacionais para surdos

Arthur de Castro Kaster, estudante do câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG), foi convocado para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa. As competições podem ser acompanhadas pelo YouTube

• Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2022, 12h56
  • Última atualização em Sexta, 06 de Mai de 2022, 13h13

Arthur de Castro e Kaster, estudante do curso técnico integrado em agropecuária do câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG), está disputando a 24ª Summer Deaflympics (Surdolimpíadas de Verão em tradução livre), que estão sendo realizadas em Caxias do Sul (RS).  O evento internacional multiesportivo acontece pela primeira vez em uma cidade da América Latina e é organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD). Arthur foi convocado para a Seleção brasileira de Tênis de Mesa.

As Surdolimpíadas, que reúne atletas de 77 países, começou nessa quinta-feira (5) e vai até o dia 15 de maio. As competições podem ser acompanhadas pelo canal da Deaflympics no Youtube.

>> PARA ACOMPANHAR, ACESSE AQUI

Para a coordenadora do curso de agropecuária, professora Lisandre de Oliveira, a convocação de Arthur é motivo de muito orgulho:

"Para nós é uma honra termos o Arthur competindo na 24° Deaflympics. O Arthur, bem como outros estudantes surdos, tem trazido um grande aprendizado no CaVG em termos de reconhecimento das potencialidades, especificidades e da necessária inclusão. Além da torcida da nossa comunidade, ele pode continuar contando com todo o nosso apoio na sua trajetória acadêmica, pois essa é uma missão da nossa instituição", diz.

A coordenadora do Departamento de Educação Profissional e de Cursos Superiores de Graduação (Depg), Maria de Fátima Magalhães Jorge, observa que a presença de Arthur no evento é muito importante para incentivar outros estudantes do câmpus a se integrarem "extramuros, além das atividades escolares do CaVG, objetivando práticas inclusivas e ampliando, assim, os seus espaços de participação, inclusão e reconhecimento das suas habilidades na sociedade”.

Programação

Os atletas brasileiros da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), participaram da cerimônia de abertura das olímpiadas, no último domingo (1º). A delegação brasileira conta com 237 pessoas, entre atletas e comissão técnica, que disputam modalidades no masculino e no feminino.

>> CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS COMPETIÇÕES NO SITE DA CBDS

Sobre o evento

As Paraolimpíadas (nome alusivo aos Jogos Olímpicos), também conhecidas por Olimpíadas para Surdos, são organizadas para atletas surdos pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD). O evento ocorre a cada quatro anos, sendo considerado o mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Os primeiros jogos  foram realizados em Paris, em 1924.