Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação da proposta do Programa de Gestão e Desempenho (teletrabalho) no IFSul será tema de live na próxima semana
participe

Agendada para a próxima quarta-feira (18), às 14h, a live será conduzida pelo reitor do IFSul e pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas da instituição

• Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 09h05
  • Última atualização em Quinta, 12 de Mai de 2022, 09h05

Na próxima quarta-feira (18), às 14h, será apresentada à comunidade do IFSul a minuta da proposta do Programa de Gestão e Desempenho (teletrabalho) no instituto. A live, que contará com transmissão ao vivo pelo canal IFSul Transmissões, no Youtube, será conduzida pelo reitor Flávio Nunes e pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFSul, Thiago Giusti.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DA TRANSMISSÃO

A live tem como objetivo apresentar os principais pontos da proposta de implementação, no IFSul, do Programa de Gestão e Desempenho da Administração Pública Federal e como ele funcionaria na instituição. Na data, também será disponibilizado o documento para apreciação da comunidade.

De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Thiago Giusti, o texto da minuta que será apresentada à comunidade vem sendo discutido e elaborado desde outubro do ano passado junto ao Colégio de Dirigentes. Segundo ele, a proposta busca respeitar a autonomia de cada unidade da instituição, contemplando as características e necessidades dos câmpus e Reitoria, bem como a natureza das atividades realizadas pelas/os servidoras/es.

O que é o Programa de Gestão e Desempenho

É o nome dado ao modelo de trabalho instituído pela Administração Pública Federal que tem como bases a substituição do controle de frequência dos agentes públicos por uma gestão de pessoas baseada em resultados e a inovação nos arranjos de trabalho, tanto em relação aos locais (presencial, teletrabalho e híbrido), quanto aos horários de execução (síncrono e assíncrono).

De acordo com informações do Governo Federal, o Programa de Gestão e Desempenho busca a redução de gastos públicos (um estudo realizado pelo Ministério da Economia, em 3 de agosto de 2020, mostrou que o Governo Federal reduziu em R$ 466,40 milhões as despesas administrativas, no período entre abril e junho do mesmo ano, com o teletrabalho dos servidores públicos), além da atração e manutenção de talentos, desenvolvimento do trabalho criativo com inovação nas entregas, redução de afastamentos por saúde e melhoria da qualidade de vida das/os participantes.

A implementação do Programa de Gestão e Desempenho é facultativa aos órgãos da Administração Pública Federal e foi instituído por meio da Instrução Normativa SGP/ME nº 65, de 2020 (IN 65/2020).