Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 1º Fórum Ambiental do IFSul termina nesta sexta-feira (10)

1º Fórum Ambiental do IFSul termina nesta sexta-feira (10)

Eventos promovidos por câmpus do instituto marcaram a primeira edição do evento

• Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 13h48
  • Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 13h49

Termina, nesta sexta-feira (10), o “1º Fórum Ambiental do IFSul”, evento marcado por uma série de ações de extensão, ensino ou pesquisa promovidas por câmpus do instituto em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).  Todos os projetos vinculados ao Fórum foram norteados pelos seguintes eixos temáticos: gestão de resíduos; gestão de recursos naturais; tecnologias ambientais; políticas e legislação ambiental e educação ambiental.

O titular da Coordenadoria de Gestão Sustentável (CGS), Marcelo Bento Terres, observa que apesar das incertezas do momento, as quais dificultaram a realização de algumas ações que estavam planejadas, é importante ressaltar o engajamento dos grupos que organizaram as atividades e as temáticas discutidas.  Fato que “possibilitou a disseminação do conhecimento em questões relevantes da sustentabilidade ambiental para a sociedade como um todo”.

Ele explica que um dos destaques do evento foi o “Ciclo de Palestras”, realizado em parceria com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) da Prefeitura de Pelotas, bem como, a participação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

Segundo a diretora de Desenvolvimento Institucional, Ana Paula Nogueira e Silva, "essas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e cada vez mais o compartilhamento de experiências entre as instituições proporciona um impulso para que novas ideias e ações sejam adotadas em prol de uma sociedade mais consciente e atuante em relação às questões ambientais”.

Ela observa que a  participação de estudantes nas diversas atividades também demonstra o papel fundamental dessas instituições na promoção de debates e espaços para discussões sobre o meio ambiente.

Com base nessa primeira experiência, muitas ideias já surgiram para o próximo ano.  A intenção é aumentar a mobilização dos câmpus do IFSul em torno do evento, tornando uma agenda institucional permanente nesta data. "Em Pelotas, a parceria com a SQA deve ser repetida, buscando tornar o evento uma referência na área", diz Marcelo.

Sobre o Fórum

O Fórum Ambiental é fruto do trabalho desenvolvido pela CGS no sentido de promover a institucionalização de questões relativas à sustentabilidade no IFSul. Entre elas, Marcelo Terres destaca as aprovações da Política de Sustentabilidade Ambiental, o novo Plano de Logística Sustentável e o novo regulamento dos Nugais. Para reunir as atividades que acontecem nas unidades do IFSul na Semana do Meio Ambiente, o Fórum foi registrado como um programa de extensão, podendo cada projeto ser vinculado a ele.