Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do câmpus Charqueadas se destacam em competição nacional de eficiência energética
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do câmpus Charqueadas se destacam em competição nacional de eficiência energética

A equipe do IFSul apresentou o protótipo de um carro elétrico, desenvolvido para percorrer a maior distância possível com menor quantidade de energia

  • Escrito por Lúcia Volcan Zolin | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 12h23
  • Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 13h04

Estudantes do câmpus Charqueadas tiveram a oportunidade de mostrar, em uma competição nacional, o resultado de um trabalho que estão desenvolvendo há três anos: o protótipo de um carro elétrico projetado para ter mais eficiência energética.

O protótipo foi apresentado na Shell Eco-marathon, que ocorreu entre os dias 22 e 25 de agosto, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma competição que desafia os participantes a construir protótipos de carros mais eficientes, ou seja, que percorram a maior distância possível com menor quantidade de energia.

O evento foi dividido em duas categorias: combustão interna e bateria elétrica. O IFSul participou da categoria bateria elétrica, que reuniu 26 projetos, e conquistou o quinto lugar. 

O protótipo foi projetado pela equipe de Eficiência Energética do câmpus Charqueadas (Eifchar). A equipe é coordenada pelo professor Rafael Marquetto Vargas e formada por estudantes dos cursos técnicos em Mecatrônica e Informática e, também, do curso superior de Engenharia de Controle e Automação. 

O protótipo começou a ser construído no início de 2020, e o grupo não interrompeu as atividades nem mesmo durante a pandemia.

“Levamos os materiais que podíamos para casa para continuarmos trabalhando. Assim que o nosso câmpus abriu as portas para os alunos, voltamos a atuar nos laboratórios”, conta Bárbara Vencato, integrante da Eifchar.

A intenção do grupo agora, conforme explica Bárbara, é desenvolver ainda mais o protótipo e realizar novos testes de eficiência para chegarem ao pódio em 2023.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página