Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul desenvolve ações de combate e prevenção ao bullying

IFSul desenvolve ações de combate e prevenção ao bullying

Estudantes e servidores do instituto estão sendo convidados a participar de uma pesquisa e palestras sobre o tema

• Escrito por Lúcia Volcan Zolin | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 07h52
  • Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 15h58

Viva Feliz: bullying não! Este é o slogan das estratégias de prevenção e combate ao bullying desenvolvidas pelo IFSul em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Uma das atividades em andamento é a pesquisa “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos”. Trata-se de um estudo realizado em duas etapas: a diagnóstica e a de intervenção (que prevê ações de ensino, pesquisa e extensão a partir dos dados obtidos).

A fase diagnóstica consiste na aplicação de um formulário eletrônico e palestra formativa aos estudantes e servidores.

>> Clique aqui e acesse o vídeo explicativo sobre a pesquisa e agenda de ações nos câmpus

A participação das/dos estudantes permitirá observar melhor a realidade no âmbito do IFSul, a fim de que sejam promovidas novas ações com vistas à construção de um programa institucional de prevenção e combate ao bullying, como previsto na legislação brasileira, tornando o instituto um ambiente ainda mais inclusivo.

Nesse sentido, a pesquisa, coordenada pela professora do IFMT, Raquel Martins Fernandes, em cooperação técnica com o IFSul, pertence a uma série de atividades com várias temáticas desenvolvidas pelo Departamento de Educação Inclusiva (Depei) do instituto, a partir da Política de Prevenção e Enfrentamento a Assédios e Violências.

“Acreditamos em um IFSul mais inclusivo, em um ambiente cada vez mais propício, de pessoas reconhecedoras de direitos e deveres e engajadas na construção de uma sociedade mais justa”, explica a chefe de departamento, Rosane Bom.

Os servidores do câmpus Venâncio Aires, Bagé, Passo Fundo e Lajeado já tiveram uma palestra sobre o tema, e os estudantes dos câmpus Lajeado, Passo Fundo, Gravataí, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Sapiranga, Charqueadas e Camaquã já participaram da atividade, respondendo ao formulário eletrônico da pesquisa.

Confira a agenda abaixo: