Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cultura nos câmpus

Cultura nos câmpus

• Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 15h27
  • Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 15h45

Fique por dentro dos eventos culturais promovidos nos câmpus do IFSul

Encontro de Tambores afro-gaúchos e afro-uruguaios |  25 de novembro

Dia 25 de novembro o IFSul Câmpus Bagé vai promover o Encontro de Tambores afro-gaúchos e afro-uruguaios, um evento de extensão que vai reunir o Sopapo pelotense, os tambores do candombe uruguaio e os tambores praieiros, inspirados nas congadas gaúchas do litoral norte do Rio Grande do Sul, como o Maçambique de Osório e o Ensaio de Promessa de Quicumbis. Durante o encontro vamos conhecer os ritmos, as sonoridades e as origens desses tradicionais tambores do sul e sua importância para a formação da história e da cultura negra no estado.

Além da participação do grupo Grillos Candomberos e de integrantes da comparsa de candombe Biricunyamba, de Rivera, o projeto trará a Bagé o artista e pesquisador dos ritmos afro-gaúchos, Kako Xavier, e os músicos que o acompanham no projeto Tamborada, da Praia do Laranjal. Kako é destaque no cenário da música negra e popular do estado e um dos primeiros artistas a inserir os ritmos afro nos festivais de músicas regionais do Rio Grande do Sul.

O evento é financiado pelo Edital PROEX 03/22 - Fomento de Cultura do IFSul e fará parte da Semana da Consciência Negra do Câmpus Bagé. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Promoção: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFSul Câmpus Bagé.
Apoio: Curso de Música da Unipampa, Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras e Sociedade Uruguaia de Bagé.

__________

Mostra Mise-en-scène: O Núcleo de Cultura recebe o Cine de Fronteira | 04/10/2022 a 26/11/2022 | Santana do Livramento

A Mostra Mise-en-scène constitui ação de extensão que promove o Cinema. Em sua primeira edição, receberá como convidados artistas do Cine de Frontera, grupo de Cinema binacional que atua na fronteira Santana do Livramento - Rivera desde 2019. A mostra terá uma versão presencial e uma virtual, apresentando dois ciclos de quatro encontros. A cada encontro, haverá uma exibição de curta-metragem, um debate sobre o curta e uma atividade envolvendo a linguagem cinematográfica e suas práticas. A mediação dos encontros será compartilhada entre os proponentes e os artistas convidados.

V Encontro de Arte, Cultura e Cidadania | 19/11/2022 | Sapucaia do Sul

O V Encontro de Arte, Cultura e Cidadania é um evento que valoriza a produção artística sendo realizado nos espaços do IFSul - Campus Sapucaia do Sul para promover o desenvolvimento artístico-cultural da Região Metropolitana de Porto Alegre.  A exposição incentiva a formação dos 50 jovens expositores, do público apreciador e técnicos da área de eventos. Com esse intuito, a proposta é de três dias dedicados à apreciação da produção artística de estudantes e público em geral. Os jovens artistas serão selecionados por uma comissão específica interagindo com diversas expressões das artes visuais locais.

"Festival Euterpe da Canção Estudantil de Pelotas" | 22/11/2022 | Pelotas

O "Festival Euterpe da Canção Estudantil de Pelotas", coordenado pelo professor Marco Antonio Fragoso, tem por objetivo incentivar estudantes do ensino médio e universitário (a nível de graduação) da cidade de Pelotas,  para a produção e composição de músicas autorais, permitindo aos mesmos um espaço de criação, criatividade e de incentivo ao surgimento de novos músicos e artistas, como também de intercâmbio da arte e da cultura da juventude, para que se sintam parte da sociedade em seu processo de transformação e tenham suas produções artísticas compartilhadas e difundidas, tendo o IFSul Câmpus Pelotas como referência desta motivação.

IFSul no Dia do Samba 2022 | 02/12/2022 | Pelotas

O evento, em sua terceira edição, ocorrerá no Dia do Samba e consiste de uma apresentação musical, realizada por grupo de artistas locais (pretende-se realizá-la pela primeira vez de forma presencial de acordo com as condições sanitárias na data do evento). Foi escolhido o gênero musical por ser considerado um dos elementos mais representativos e originais da cultura popular do Brasil. Em Pelotas, o papel do samba é ainda mais significativo, visto a composição étnica de nossa população, fruto de um processo produtivo escravocrata marcante e que deixa marcas grotescas em nossa sociedade. Valorizar o samba pelotense, espaço de resistência e de comemoração da vida dos mais pobres, é dar àqueles que construíram a riqueza material e imaterial de nossa cidade. Ainda, pretendemos auxiliar trabalhadores da classe artística, ligados à economia criativa. O evento tem classificação etária livre.