Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul alcança a faixa 4 no Índice Geral de Cursos e fica entre os 10 institutos federais com melhor avaliação do País
educação

A avaliação foi divulgada pelo Inep/MEC

• Criado: Terça, 04 de Abril de 2023, 09h16

O IFSul alcançou, mais uma vez, a faixa 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). O IGC é um indicador de qualidade da educação e utiliza uma escala que varia de 1 a 5, em ordem crescente de avaliação. Os números do IGC divulgados nos últimos dias pelo Inep são relativos a 2021.

Com o resultado, o IFSul ficou entre os 10 institutos federais do Brasil com melhor avaliação no IGC, atestando novamente a qualidade da educação ofertada na instituição. No estado, os três institutos federais - IFSul, IFRS e IF Farroupilha - alcançaram a faixa 4 na avaliação.

“O conceito 4 alcançado pelo IFSul nesta avaliação confirma o trabalho que vem sendo realizado pelas pessoas que trabalham na instituição no sentido de ofertar as melhores condições possíveis para que nossos estudantes possam desenvolver suas construções de conhecimento”, destaca o reitor do IFSul, Flávio Nunes. De acordo com o gestor, mesmo diante das dificuldades encontradas nos últimos anos, o resultado da avaliação demonstra que se está no caminho certo. “Fica o nosso reconhecimento e gratidão aos nossos estudantes, docentes e técnicos administrativos, responsáveis diretos pelo nosso resultado”, ressalta.

Os números alcançados, além de demonstrar a qualidade da educação ofertada no IFSul, se somam, também, aos bons resultados obtidos pelas instituições públicas como um todo. De acordo com dados do Inep, as instituições de ensino federais alcançaram melhor desempenho no IGC: na faixa quatro, foi registrada uma concentração de 72 instituições do total de 111 avaliadas (64,9%). Além disso, todas as instituições classificadas entre as dez melhores do País são universidades públicas.

Além do IGC, o Inep também divulgou os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) referentes a 2021. Na avaliação, três dos cursos do IFSul avaliados no período se destacaram ao alcançar a faixa 4: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Licenciatura em Física; os três do câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

>> Clique aqui para ver os resultados completos da avaliação divulgados pelo Inep/MEC

Saiba mais

O IGC e o CPC são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior que fazem parte do ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Para chegar ao IGC, levam-se em conta os seguintes aspectos: média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Enade; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).