Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul promove diversas atividades culturais no câmpus Pelotas
participe

IFSul promove diversas atividades culturais no câmpus Pelotas

Exposição artística “O Dessilenciar" e ações do CTG Carreteiros do Sul são atividades voltadas à comunidade acadêmica do Instituto e abertas ao público externo

• Escrito por Gabriela Santos Pereira (estagiária), sob supervisão de Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social da Reitoria
  • Publicado: Segunda, 15 de Mai de 2023, 18h30

Diferentes atividades culturais estão ocorrendo no câmpus Pelotas. As iniciativas, voltadas à comunidade acadêmica, são abertas também ao público externo. Confira detalhes da programação.

Exposição artística

No saguão do câmpus, acontece, até o dia 2 de junho, a exposição de cartuns e tirinhas “O Dessilenciar”, do cartunista e professor do câmpus Pelotas Diogo Madeira. As artes contam com desenhos produzidos pelo artista entre 2018 e 2023 e propõem uma reflexão sobre assuntos como a pandemia, a política e o existir.

O cartunista Diogo Madeira trabalha e pesquisa temas relacionados a jornalismo, quadrinhos, literatura, linguística, memória, arquivo e autobiografia. O professor, graduado em Jornalismo e em Letras, possui Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel e Doutorado em Letras - História da Literatura pela Furg.

Atividades tradicionalistas

O CTG Carreteiros do Sul, projeto de cultura e extensão do câmpus Pelotas, está com uma série de atividades e iniciativas previstas na unidade:

Carreta do Agasalho - Todos os anos, o Carreteiros do Sul monta no saguão da cantina a Carreta do Agasalho, uma forma de incentivar a comunidade escolar para a doação de roupas e agasalhos para famílias e pessoas carentes. Em 2023, o material arrecadado será repassado para o Lar Fabiano de Cristo e AAPECAN Pelotas.

Quinta Gaúcha - O projeto ocorrerá todas as quintas-feiras, a partir das 14h, no espaço do Carreteiros do Sul. Dentro da Quinta Gaúcha, o CTG estará aberto para receber estudantes e servidores para uma integração social dentro das tradições gaúchas. Toda a comunidade escolar está convidada a participar.

Invernadas - Estão abertas as inscrições para quem quer dançar no CTG Carreteiros do Sul, que possui as invernadas Mirim (até 13 anos), Juvenil (dos 13 aos 18 anos), Adulta (a partir dos 15 anos) e Xirú (a partir de 30 anos). Os ensaios acontecem nas terças e quintas-feiras à noite, e aos sábados à tarde. Para mais informações, entre em contato com os responsáveis por cada invernada.

Contato - Em caso de dúvidas ou para a solicitação de informações adicionais, as pessoas interessadas podem entrar em contato diretamente com a Coordenadoria de Atividades Culturais do câmpus Pelotas pelo e-mail pl-coac@ifsul.edu.br.

Com informações do câmpus Pelotas