Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul se prepara para ser entidade qualificadora do Programa de Aprendizagem Profissional
Início do conteúdo da página
mundo do trabalho

IFSul se prepara para ser entidade qualificadora do Programa de Aprendizagem Profissional

Programa, na Rede Federal, tem como objetivo promover a permanência de estudantes na instituição e a sua inclusão no mundo do trabalho. Troca de experiências sobre a implantação do programa nos Institutos Federais foi tema de encontro nacional

  • Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 16h02
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 16h02

O IFSul está em fase de implementação do Programa de Aprendizagem Profissional na instituição. O programa, que já é desenvolvido em outras instituições da Rede Federal, busca proporcionar aos estudantes colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a sua formação escolar. No IFSul, todos os câmpus e cursos de nível médio presenciais já estão cadastrados e habilitados junto ao Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (Cnap).

O Programa de Aprendizagem Profissional, também conhecido como Jovem Aprendiz, tem como objetivo, na Rede Federal, contribuir no combate à evasão escolar ao estimular os estudantes a permanecerem na instituição para poder atuar como aprendizes nas empresas, pois matrícula e frequência são obrigatórias aos participantes, conforme legislação vigente.

A servidora da Coordenadoria de Interação com a Sociedade do IFSul Viviane Hernandez Serpa Ribeiro explica que, na prática, o IFSul “será um elo entre os estudantes e o mundo profissional com diversas responsabilidades de natureza pedagógica e administrativa para assegurar a qualidade do processo de ensino, acompanhar e avaliar os resultados do programa”.

Além disso, o Programa, de acordo com Viviane, também traz a possibilidade de inclusão social e econômica. “Os estudantes estarão em contato com os diversos espaços e saberes necessários para constituírem-se como profissionais e como cidadãos, obtendo uma renda com vínculo de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que lhes assegura direito a transporte, férias e décimo terceiro, além de outros benefícios que a empresa venha a oferecer”, destaca a servidora.

 

Capacitação proporcionou troca de experiências sobre o programa na Rede Federal

Em maio, o programa foi tema de uma capacitação nacional promovida pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O 1º Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica reuniu representantes de diferentes instituições da Rede para troca de experiências sobre a implementação do programa.

De acordo com o coordenador de Interação com a Sociedade do IFSul, Miguel Felberg, o Programa de Aprendizagem Profissional no instituto deverá trazer um “ganho significativo aos nossos estudantes quanto às suas práticas profissionais, podendo ainda ser validado como estágio”. Segundo ele, a troca de experiências com outras instituições da Rede permitiu “equalizar nossas ações com os demais institutos federais do Brasil, o que nos possibilitará em breve consolidar a implantação do programa no IFSul”.

Presente no evento, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Getúlio Marques, reforçou o compromisso do Governo Federal de fortalecimento das instituições federais de educação, incluindo a recomposição do orçamento e a retomada de projetos essenciais para ampliar a formação técnica e profissional. “Estamos trabalhando para reconstruir o projeto de rede e consolidar as instituições que existem, queremos iluminar o Brasil com a educação profissional”, enfatizou.

 

Com informações da Comunicação do Ministério da Educação

registrado em:
Fim do conteúdo da página