Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul se prepara para ser entidade qualificadora do Programa de Aprendizagem Profissional
mundo do trabalho

Programa, na Rede Federal, tem como objetivo promover a permanência de estudantes na instituição e a sua inclusão no mundo do trabalho. Troca de experiências sobre a implantação do programa nos Institutos Federais foi tema de encontro nacional

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 16h02
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 16h02

O IFSul está em fase de implementação do Programa de Aprendizagem Profissional na instituição. O programa, que já é desenvolvido em outras instituições da Rede Federal, busca proporcionar aos estudantes colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a sua formação escolar. No IFSul, todos os câmpus e cursos de nível médio presenciais já estão cadastrados e habilitados junto ao Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (Cnap).

O Programa de Aprendizagem Profissional, também conhecido como Jovem Aprendiz, tem como objetivo, na Rede Federal, contribuir no combate à evasão escolar ao estimular os estudantes a permanecerem na instituição para poder atuar como aprendizes nas empresas, pois matrícula e frequência são obrigatórias aos participantes, conforme legislação vigente.

A servidora da Coordenadoria de Interação com a Sociedade do IFSul Viviane Hernandez Serpa Ribeiro explica que, na prática, o IFSul “será um elo entre os estudantes e o mundo profissional com diversas responsabilidades de natureza pedagógica e administrativa para assegurar a qualidade do processo de ensino, acompanhar e avaliar os resultados do programa”.

Além disso, o Programa, de acordo com Viviane, também traz a possibilidade de inclusão social e econômica. “Os estudantes estarão em contato com os diversos espaços e saberes necessários para constituírem-se como profissionais e como cidadãos, obtendo uma renda com vínculo de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que lhes assegura direito a transporte, férias e décimo terceiro, além de outros benefícios que a empresa venha a oferecer”, destaca a servidora.

Capacitação proporcionou troca de experiências sobre o programa na Rede Federal

Em maio, o programa foi tema de uma capacitação nacional promovida pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O 1º Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica reuniu representantes de diferentes instituições da Rede para troca de experiências sobre a implementação do programa.

De acordo com o coordenador de Interação com a Sociedade do IFSul, Miguel Felberg, o Programa de Aprendizagem Profissional no instituto deverá trazer um “ganho significativo aos nossos estudantes quanto às suas práticas profissionais, podendo ainda ser validado como estágio”. Segundo ele, a troca de experiências com outras instituições da Rede permitiu “equalizar nossas ações com os demais institutos federais do Brasil, o que nos possibilitará em breve consolidar a implantação do programa no IFSul”.

Presente no evento, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Getúlio Marques, reforçou o compromisso do Governo Federal de fortalecimento das instituições federais de educação, incluindo a recomposição do orçamento e a retomada de projetos essenciais para ampliar a formação técnica e profissional. “Estamos trabalhando para reconstruir o projeto de rede e consolidar as instituições que existem, queremos iluminar o Brasil com a educação profissional”, enfatizou.

Com informações da Comunicação do Ministério da Educação