Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul adere a plano da EBC para instalação de estação de rádio educativa em Sapiranga
Comunicação Pública

O reitor Flávio Nunes assinou termo de adesão ao Plano de Expansão da EBC na tarde desta quarta-feira (6) em Brasília

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 17h29
  • Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 17h29

O Reitor do IFSUL, Flávio Nunes, assinou na tarde desta quarta-feira (6), o termo de adesão ao Plano de Expansão da EBC - Empresa Brasil de Comunicação, para instalação no câmpus Sapiranga de uma estação de rádio educativa que vai produzir conteúdo local e retransmitir conteúdos da EBC.
O IFSul está entre os 16 institutos federais do país a aderirem ao plano e darem sequência às tratativas para implantação das rádios, o que inclui a viabilização de instalações físicas e de recursos humanos.
Para o reitor Flávio Nunes, a adesão ao projeto é importante por possibilitar mais uma forma de comunicação com a sociedade e com a comunidade onde o IFSul está localizado.

Assinatura dá início à caminhada do instituto para implementar a emissora

O reitor explica que, em um primeiro momento, o projeto é para a instalação da rádio na cidade de Sapiranga. “Aos poucos a gente pode ir pensando, quem sabe, poder expandir esse projeto a partir dessa experiência que a gente vai ter como um piloto. É um projeto nacional, onde o IFSUL mais uma vez se coloca como uma instituição pioneira”.
O apoio da comunidade, explica o dirigente, será fundamental tanto para dar conta de uma programação, quanto com a contribuição para divulgar os conteúdos produzidos pela EBC. “É um processo bacana que a gente vai ter e que vamos ter que trabalhar muito para colocar ele em prática. Hoje foi só um ato de adesão ao projeto, agora a gente tem que começar a planejar e fazer tudo que é necessário para conseguir os recursos e implantar efetivamente a rádio”, conclui.
De acordo com a diretora geral do câmpus Sapiranga, Marta Tessmann, inicialmente a rádio irá transmitir a programação da EBC, mas que não deve se limitar a isso. “Em um segundo momento, que esperamos que ainda aconteça no ano que vem, então, o câmpus Sapiranga será também produtor de conteúdo”.
A diretora explica que isso será feito com fomento, com projetos próprios para isso, porque o câmpus em si não tem servidores que possam dar conta desse trabalho. “Estamos contando com projetos, com fomento externo, para que a gente possa ter no câmpus Sapiranga alguma programação de rádio, que tem como objetivo, além de difundir o conhecimento, apresentar o câmpus Sapiranga para a região”.

Educação e comunicação
No encontro, o Ministro Paulo Pimenta destacou que “os institutos promoveram uma verdadeira revolução na educação brasileira” e ressaltou o potencial da rede, com 680 câmpus pelo país, tanto para o desenvolvimento local, quanto para a comunicação pública.
A Rede Nacional de Comunicação Pública, coordenada pela EBC, é integrada por 41 rádios FM e 72 emissoras de TV já em funcionamento. A rede de TV é a quinta com maior audiência no país. Pela primeira vez, institutos federais estão aderindo à rede. No âmbito dessa mesma iniciativa de expansão, em outubro, 32 universidades federais aderiram à rede com a expectativa de operar mais de setenta emissoras de rádio e TV, que ainda serão instaladas.

*Com informações da Secom/PR