Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul inaugura a exposição A Revolta da Chibata nesta segunda-feira (11)
Início do conteúdo da página
CONSCIÊNCIA

IFSul inaugura a exposição A Revolta da Chibata nesta segunda-feira (11)

Mostra marca o encerramento das atividades alusivas ao mês da consciência negra e pode ser visitada até o dia 18 de dezembro

  • Escrito por Paulo Cunha | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 14h20
  • Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 14h20

A Exposição "A Revolta da Chibata", promovida pelo IFSul através do Departamento de Educação Inclusiva (Depei) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, é uma iniciativa para destacar a importância da Consciência Negra. O evento está agendado para esta segunda-feira, dia 11 de dezembro, às 17h, no hall da Reitoria do IFSul, rua Gonçalves Chaves, 3218.

A exposição, organizada pelo professor Vinícius Oliveira e que se estende até o dia 18 de dezembro, apresenta 16 banners que refletem sobre a Revolta da Chibata, um marcante movimento ocorrido em novembro de 1910. Esse evento histórico foi liderado pelo gaúcho João Cândido Felisberto e envolveu cerca de dois mil marinheiros que protestaram contra as desigualdades e injustiças na Marinha de Guerra da recém-formada República brasileira. A revolta não apenas contestou o castigo físico da chibata, mas também reivindicou direitos educacionais e melhorias nas condições de vida dos marinheiros.

 Rosane Bom, chefe do Depei, destaca a importância da luta antirracista ao longo do ano letivo, enfatizando a necessidade de vigilância contra qualquer forma de discriminação.

 

 

Fim do conteúdo da página