Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul discute Base Nacional Comum Curricular
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSul discute Base Nacional Comum Curricular

Debate teve início nesta quarta-feira, no câmpus Sapucaia do Sul, e segue até o final da tarde

  • Publicado: Quarta, 04 de Mai de 2016, 14h34
  • Última atualização em Quarta, 04 de Mai de 2016, 14h34

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que vai orientar a construção do currículo das escolas públicas e particulares de Educação Básica brasileira, foi pauta de debate realizado na manhã desta quarta-feira (04), no auditório do câmpus Sapucaia do Sul. O diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, Ítalo Dutra, falou sobre o projeto para representantes de todos os câmpus do IFSul e entregou oficialmente ao reitor, Marcelo Bender, a segunda versão da BNCC, concluída na terça-feira (04/05) mas ainda não disponibilizada para consulta pública.

Dutra, responsável direto pela discussão no país, enfatizou que a Base não é um currículo, mas “uma referência que permitirá às escolas construírem seus currículos". A BNCC vai indicar os elementos fundamentais a serem lecionados, da creche até o final do Ensino Médio, nas quatro grandes áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

O reitor Marcelo Bender destacou a importância de o instituto participar ativamente desta discussão, que vai promover uma transformação estrutural na educação básica. “Precisamos ser protagonistas destas mudanças, que vão impactar diretamente o ensino profissional brasileiro”, enfatizou. “A Base está sendo construída com o envolvimento de mais de 180 mil escolas de ensino básico de todo o país.  É um projeto importante que trará grandes implicações para o nosso trabalho”, disse o pró-reitor de Ensino do IFSul, Ricardo Costa.

A segunda versão da BNCC, finalizada nessa terça, é um documento preliminar, que será agora aperfeiçoado em seminários estaduais. Conforme enfatizou Dutra, mesmo após a homologação do documento final, este continuará em permanente reconstrução. “Muitas dificuldades e críticas deverão surgir justamente ao longo de sua implementação”, projeta.

 

Programação da tarde

A discussão segue durante a tarde, com reuniões das grandes áreas para avaliação e sistematização da apresentação sobre a BNCC em articulação com as discussões realizadas para o processo de revisão dos PPCs.  Entre 15h30min e 16h45min ocorre no auditório o compartilhamento das discussões realizadas nas áreas.

Já no final do dia, das 17h às 18h30min, o Departamento de Ensino e as Coordenações de Cursos conduzem a atividade “O mercado de trabalho e a formação do profissional da área técnica e tecnológica”.  À noite, das 19h30min às 21h30min, os estudantes serão convidados à participarem no auditório do painel sobre a conjuntura econômica brasileira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página