IFSul participa de reunião com o IPHAN sobre patrimônio histórico em Jaguarão
Estado de conservação do antigo prédio da Enfermaria Militar, no município, foi tema das discussões entre a gestão do IFSul e representantes do Instituto de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
O prédio da Antiga Enfermaria Militar em Jaguarão foi tema de uma reunião entre o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na última quinta-feira (24). Localizado no Morro da Pólvora, ponto mais alto da cidade, o local tem importância tanto histórica quanto de lazer para a população jaguarense e tem um histórico de tentativas de de recuperação, sem sucesso, ao longo das duas últimas décadas.
Estiveram no encontro, além de representantes da autarquia responsável pela preservação do patrimônio cultural do país, o reitor do IFSul, Carlos Correa; o diretor do câmpus Jaguarão, Fabian Debenedetti; e o arquiteto César Rodeghiero Rosa. A comitiva do IFSul ouviu as preocupações dos técnicos do IPHAN quanto à edificação do final do século XIX e manifestou disposição em iniciar uma aproximação para ajudar em possíveis intervenções no espaço.
Vale destacar que o câmpus Jaguarão do IFSul possui curso de Edificações com projetos reconhecidos na área da preservação do patrimônio, inclusive em parcerias com instituições uruguaias. Na avaliação da gestão da instituição, a ajuda na conservação da Enfermaria e a possível devolução do prédio para acesso e uso dos moradores seria mais uma forma de o IFSul reforçar seu compromisso com a cidade e região, para além dos muros de seu câmpus.
Redes Sociais