Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Pelotas: Ponto de Vista continua com A.I. - Inteligência Artificial
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus Pelotas: Ponto de Vista continua com A.I. - Inteligência Artificial

Filme foi indicado a dois oscar

  • Publicado: Quinta, 19 de Mai de 2016, 14h04
  • Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2016, 14h04

Depois de um breve hiato, o Ponto de Vista – Ciclo de Cinema e Design retorna com o filme A.I. – Inteligência Artificial, de Steven Spielberg. O longa-metragem de 2001 dá continuidade à temática que o ciclo adotou neste semestre: ficção-científica. A sessão ocorre nesta quinta-feira (19), às 16h, no auditório principal do câmpus Pelotas. A entrada, como sempre, é franca e aberta a toda a comunidade.

Indicado a dois Oscar (Efeitos Visuais e Trilha Sonora) e três Globos de Ouro (Direção, para Spielberg, Trilha Sonora e Ator Coadjuvante, para Jude Law), A.I. foi sucesso de público e crítica, emocionando plateias com a história do robô que gostaria de se tornar um “menino de verdade” e ser amado pela mãe. A trama, por anos trabalhada por Stanley Kubrick (Laranja Mecânica), tem ecos da fabulo de Pinóquio, o boneco com o mesmo objetivo de David, protagonista de Inteligência Artificial.

 Tudo começa no futuro, quando os robôs – ou mecas, como são chamados – são parte importante no cotidiano das pessoas. Uma empresa cria versões infantis de mecas e vendem alguns protótipos. Entra na história o casal Mônica e Henry, abalados depois que seu único filho entra em coma profundo. Sem expectativas, o casal adquire David, um dos robôs-criança. Aos poucos, a família se afeiçoa ao pequeno meca e ele passa a criar sentimentos. Uma reviravolta na trama, contudo, põe David em um mundo perigoso e cheio de mistérios.

 Inteligência Artificial, portanto, promete ascender debates acerca do livre arbítrio, real/imaginário, infância, amor e, claro, alma. O longa é baseado no conto Super-toys Last All Summer Long, de Brian Aldiss, e por anos foi desenvolvido por Kubrick. Com o passar dos anos, contudo, o prestigiado cineasta percebeu que a história era muito emotiva para seu estilo. Foi então que Spielberg entrou na produção. Com a morte de Stanley em 1999, o famoso diretor de E.T. e O Resgate do Soldado Ryan tratou de finalizar o projeto.

 A.I. têm Haley Joel Osment no papel principal, Jude Law como um meca que ajuda David em sua trajetória e Frances O’Connor como Mônica, a mãe do menino-robô. O filme ainda conta com as vozes de Robin Williams e Meryl Streep dublando personagens importantes na história. Quem não puder comparecer na sessão de amanhã, pode ficar tranquilo. O Ciclo continua no dia 9 de junho com o filme A Origem, de Christopher Nolan.

registrado em:
Assunto(s): câmpus Pelotas , cinema
Fim do conteúdo da página