Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura encerra com presença de secretário executivo do MinC e autoridades da região
Evento ocorreu entre os dias 20 e 22 de agosto, no câmpus Pelotas do IFSul, e reuniu pessoas com representatividade social, cultural, étnico-racial e de gênero em territórios dos três estados do sul do país
O primeiro encontro de agentes territoriais de cultura da região sul aconteceu no câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), entre os dias 20 e 22 de agosto, e teve sua cerimônia de posse marcada pela presença do secretário executivo do Ministério da Cultura, Marcio Tavares, além de outras autoridades da região. O evento reuniu pessoas com representatividade social, cultural, étnico-racial e de gênero em territórios dos três estados do sul do país, que participaram de mesas de discussão, oficinas, apresentações culturais e outras atividades.
A programação incluiu palestras inspiradoras, como a de Rafa Rafuagi do Museu da Cultura Hip-Hop, painéis sobre o Panorama do PNCC na Região Sul, e rodas de conversa focadas na atuação dos agentes e na articulação de redes. Destaques culturais foram as apresentações de Mestre Grió Dilermando, Jeff, Renan Inquérito, Bataclã FC, e o grupo Sovaco de Cobra Trio, além de mostras de rap e slam. Oficinas práticas abordaram temas como elaboração de projetos culturais, comunicação popular e mapeamento territorial, visando fortalecer a atuação dos agentes em seus territórios.
A responsável pela organização do evento no IFSul, Sandra Vieira, destacou a importância do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), segundo ela, uma das maiores políticas públicas do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Sandra se mostrou emocionada com a cerimônia de encerramento, que marcou o sucesso do encontro em Pelotas.
Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSul, Caroline Barros, os agentes territoriais podem ser vistos tanto como ponte, para chegar onde está a missão da instituição, que seriam os territórios, quanto como motor, pela capacidade de movimentar, de gerar uma energia como a que pode ser sentida durante o encontro.
O reitor do IFSul, Carlos Correa, falou sobre a satisfação de encerrar uma semana em que recebeu na instituição dois ministérios. Na quarta-feira (20), o gestor foi empossado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana. Dois dias depois, recebeu em seu gabinete e no encerramento do encontro de agentes territoriais o secretário executivo do MinC, Márcio Tavares.
Em sua fala, Tavares fez um resgate da história das políticas públicas de cultura dos governos de Lula, desde os “pontos de cultura” até a ideia, ainda durante a campanha presidencial, de criação dos comitês de cultura nos territórios. O secretário lembrou ainda o trabalho de reconstrução do ministério a partir de 2023 e fez anúncios importantes para a área. Ele ainda convidou todos os agentes para o encontro nacional, a ser realizado em Brasília.
O Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura em Pelotas marcou o final do ciclo de cinco encontros regionais, um por região do país.
Redes Sociais