Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul realiza o projeto “Mural dos Afetos- Palavras que Cuidam"
Início do conteúdo da página
Participe

IFSul realiza o projeto “Mural dos Afetos- Palavras que Cuidam"

Atividade está sendo realizada nos câmpus e Reitoria do IFSul no mês de setembro

  • Escrito por Paulo Cunha | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 12 de Setembro de 2025, 13h12
  • Última atualização em Sexta, 12 de Setembro de 2025, 14h13

Durante este mês de setembro, em alusão ao Setembro Amarelo, a equipe de prevenção e promoção a saúde dos servidores do IFSul, vinculada ao Núcleo de Atenção à Saúde dos Servidores (Nass) do Departamento de Avaliação e Desenvolvimento de Pessoas da Pró-reitoria de Gestão de Pesoas (Progep), promoverá um projeto de capacitação intitulado ‘Ambientes de Trabalho, Acolhimento e Gentileza no IFSul, voltadas aos servidores do Instituto. A capacitação será realizada no dia 18 de setembro, das 10h às 12h, na sala 416 da Reitoria, na oportunidade serão disponibilizadas 30 vagas, onde as pessoas interessadas poderão se inscrever no local a partir das 9h30min.

A oficina abordará temas como comunicação empática, os benefícios da gentileza para a saúde mental e a criação de ambientes de trabalho mais seguros e colaborativos. A atividade é mobilizadora para a ação "Mural dos Afetos", que se estenderá por todo o mês de setembro, e para a conscientização sobre o tema.
“Mural dos Afetos- Palavras que cuidam” - A ação, que ocorre em todos os câmpus e na Reitoria, tem como objetivo principal promover uma cultura organizacional de acolhimento e cuidado no ambiente institucional, fortalecendo a saúde mental dos servidores por meio de ações simbólicas de empatia e pertencimento.

A proposta central consta da disponibilidade de murais em locais de circulação e permanência de servidores, como copas e salas de professores, onde os colegas poderão deixar mensagens de apoio, acolhimento, esperança e empatia. A ideia é que as mensagens não sejam direcionadas a pessoas específicas, mas sim que sirvam para construir coletivamente um ambiente mais empático e solidário. A participação pode ser anônima e os murais são identificados por cartazes e possuem bilhetes e canetas disponíveis para quem desejar contribuir.
O projeto visa sensibilizar sobre a importância do apoio emocional e da escuta ativa no ambiente de trabalho, estimulando a expressão de afetos e a gentileza entre os colegas. A ação está sendo implementada na Reitoria e nos câmpus com o apoio de representantes locais, durante todo o mês de setembro.
O projeto tem a coordenação das psicólogas Leticia Iorio Krause e Liliane da Costa Ores, da assistente social Fátima Insaurriaga Duarte Eslabão e da enfermeira Nalba Aparecida Mirenda.

registrado em:
Assunto(s): Mural dos afetos
Fim do conteúdo da página