Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul e Faders promovem o 2º Seminário Regional sobre Audiodescrição

IFSul e Faders promovem o 2º Seminário Regional sobre Audiodescrição

Evento ocorre no Auditório Enilda Feistauer no câmpus Pelotas

• Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2016, 11h45
  • Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2016, 08h52

“Transformando imagens e Palavras”, este é o tema do 2º Seminário Regional sobre Audiodescrição - Região dos Municípios da Zona Sul, que ocorre no dia 4 de agosto, no Auditório Enilda Feistauer, no câmpus Pelotas. O objetivo é promover o conhecimento e a reflexão sobre a audiodescrição no contexto das políticas públicas de uma forma regionalizada.

O evento ocorre pela manhã das 9h às 12h e, à tarde, das 14h às 16h. A promoção é da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) e conta com o apoio do Departamento de Ações Inclusivas- PROEX/IFSul e  da Associação Gaúcha de Audiodescritores (Agade).

Para  a chefe do Departamento de Ações inclusivas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFSul, Andreia Colares, “a parceria entre IFSul e Faders tem construído espaços que vão ao encontro da implementação da política de inclusão e acessibilidade aprovada pelo IFSul.  Desta forma, estudantes, servidores e pessoas que convivem com alguém com deficiência têm a oportunidade de construírem práticas que dialogam entre si”, diz.

“A audiodescrição, para ser compreendida como um direito e como uma política pública necessária, precisa ser assimilada pela sociedade” diz o assessor técnico da Faders, Jorge Amaro. Ele destaca que os seminários regionais têm a função de popularizar os recursos e promover sua internalização nas instituições.

Audiodescrição é  uma faixa narrativa adicional para os cegos e deficientes visuais consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão e o cinema, a dança, a ópera e as artes visuais. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, descrevendo o que está a acontecer no ecrã, que é uma superfície esticada, feita com tecido ou vidro, utilizada para cobrir um vão ou projetar uma imagem sem impedir a passagem de luz, durante as pausas naturais do áudio e por vezes durante diálogos, quando considerado necessário.

Para as artes performativas (teatro, dança, ópera) e para os meios de comunicação (televisão, cinema e DVD), a descrição é uma forma de tradução audiovisual, usando as pausas naturais no diálogo ou entre elementos sonoros cruciais para inserir a narrativa, que traduz a imagem visual de uma forma que a torna acessível a milhões de indivíduos que de outro modo não teriam um acesso pleno à televisão e ao cinema.

.As inscrições podem ser feitas online, através do site:http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/servicos/10/3318

Confira a programação

9h - Apresentação Cultural e Abertura Oficial