Você está aqui: Página inicial

29/5 – Dia Mundial da Saúde Digestiva

Publicado: Terça, 30 de Mai de 2023, 15h28 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 15h32

O NASS/PROGEP, que já vem desenvolvendo ações em saúde alimentar no projeto “TRABALHANDO COM SAÚDE”, em alusão a data instituída pela Organização Mundial de Gastrenterologia, vem orientar a nossa comunidade acadêmica e a população em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo.

O trato digestório ou gastrintestinal é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus. Este, juntamente com os órgãos anexos (dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e o pâncreas) que auxiliam na mastigação e deglutição, produzem ou armazenam secreções, auxiliando na decomposição química dos alimentos, compreendem o “sistema digestório”.

O microbioma ou microbiota intestinal (MI) contém dezenas de trilhões de microrganismos e mais de 1.000 espécies conhecidas de bactérias com importantes funções no corpo humano e desempenham importante papel na saúde e na doença.

As principais funções do MI são:

Antibacteriana: capacidade de impedir a colonização por novas bactérias indesejáveis;

Imunoestimulante: favorece a maturação do sistema imunológico;

Metabólica: age na degradação de resíduos que chegam ao cólon (parte central do intestino grosso).

De acordo com a Organização Mundial de Gastrenterologia, 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica, recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver o problema.

Sintomas mais comuns de doenças do aparelho digestório:

Náuseas, empachamento, azia, retorno do alimento e ou ácido gástrico, diarreia e/ou constipação e dor abdominal. Mas, outros sintomas como tosse seca, dor no peito, sinusite, asma, dor de cabeça, déficit de atenção e lesões na pele, que aparentemente podem indicar outro tipo de doença, também são sintomas de problemas digestivos.

Prevenção:

As doenças do sistema digestório, geralmente estão relacionadas a alguns hábitos de vida como, alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, estresse, entre outros. Transtornos como, irritações frequentes no estômago, dores de barriga, alterações significativas nas fezes, diarreia e, até mesmo, o mau hálito ou alterações na boca sem motivo aparente, merecem atenção.

Portanto, a prevenção, o diagnóstico precoce e a adoção de hábitos saudáveis como: manter uma dieta rica em alimentos naturais, com fibras, reduzir o consumo de carne vermelha, evitar embutidos, reduzir o consumo de álcool, evitar tabaco e outras drogas, além de manter-se bem hidratado sempre tomando água e outros líquidos são a melhor maneira de diminuir complicações na saúde digestiva.

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde – MS/Brasil