Você está aqui: Página inicial

Outubro Rosa 2023

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 17h28 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 17h28

Slogan do INCA para este ano:   “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?

O câncer de mama, é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, porém as maiores são em países desenvolvidos.

No Brasil também, esse é o tipo de câncer que ocupa a primeira posição em mortalidade de mulheres por câncer, com maior incidência e mortalidade nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Em 2021 a estimativa, no país, foi de 66.280 casos novos, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2023, foram estimados 73.610 novos casos, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Principais sinais e sintomas suspeitos: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença:

Comportamentais/Ambientais - consumo de álcool, tabagismo, sedentarismo, obesidade, sobrepeso pós menopausa, exposição à radiação ionizante;

Relacionados à vida reprodutiva - menarca antes de 12 anos, não ter filhos, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa após os 55 anos, uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona), terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona) por mais de cinco anos;

Hereditários/Genéticos - histórico familiar de câncer de ovário ou de mama (mulheres ou homens), principalmente antes dos 50 anos. Mulheres que possuam alterações genéticas herdadas na família, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2 tem risco elevado.

Atenção: A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que terá, necessariamente, a doença.

Diariamente olhe, apalpe e sinta suas mamas para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas! Qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado e em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual.

Exames de Rotina: Em caso de alterações persistentes e suspeitas, procure ajuda profissional para um exame clínico por profissional de saúde. A Mamografia é uma radiografia das mamas capaz de identificar alterações suspeitas. Pode ser feita de rotina para identificar o câncer antes dos sintomas e é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos, mas pode ser feita em qualquer idade quando há indicação médica. Entretanto, devem ser informados os benefícios e riscos dessa prática (radiação ionizante). Ambos identificam alterações suspeitas, mas a confirmação do câncer é feita pelo exame histopatológico (biópsia).

Importante: o câncer de mama também acomete homens (1% dos casos), mas se detectada precocemente, evolui para remissão e cerca de 1 em cada 3 casos poderá ser curado.

Por: Enf Nalba Mirenda

NASS/DADEP/PROGEP

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer (INCA) - MS
Union for International Cancer Control (UICC)

UNILAB – Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira