Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Planejamento Estratégico do IFSul
Início do conteúdo da página

Planejamento Estratégico do IFSul

Escrito por DDI | Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 09h25 | Última atualização em Segunda, 20 de Outubro de 2025, 13h00

Planejamento Estratégico no PDI 2020-2024 |  Implementação da Estratégia | Avaliação e Monitoramento do Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico no PDI 2025-2029

O planejamento estratégico é um dos elementos do PDI 2025-2029 do IFSul e apresenta os objetivos estratégicos definidos para o período do PDI. Estes objetivos estão representados graficamente no mapa estratégico, demonstrando as relações entre eles e os elementos estratégicos (missão, visão e valores).

Mapa Estratégico 

*Clique na imagem para abrir ampliada. 

 

O relatório, abaixo, apresentou uma proposta de plano de trabalho para atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a partir da análise do PDI 2020-2024 do IFSul. Em relação ao Planejamento Estratégico, concluiu-se que ainda estaria adequado para direcionar o desenvolvimento da instituição, considerando as demandas vigentes, o período adverso ocasionado pela pandemia de COVID-19 e a possibilidade de realização de ajustes pontuais.

Proposta de plano de trabalho - PDI 2025-2029

 

Topo


Implementação da estratégia

Projetos Estratégicos 

Os projetos estratégicos são iniciativas institucionais que visam o alcance dos objetivos estratégicos e são executados conforme estabelecido em planos de implementação, que detalham as etapas, riscos, recursos e cronograma necessários para o seu desenvolvimento.

Plano de Ação

O Plano de Ação é um dos principais instrumentos do Planejamento Institucional do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Sua finalidade é operacionalizar os objetivos estratégicos definidos no PDI 2025–2029, por meio de ações planejadas anualmente, que expressam de forma concreta as prioridades institucionais e contribuem para o aprimoramento dos processos e resultados do IFSul.

A elaboração do Plano de Ação ocorre em cada câmpus e na Reitoria, considerando suas especificidades, demandas e prioridades locais. O processo é conduzido pela Comissão Local de Planejamento Institucional (CLPI), composta por representantes dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica — docentes, técnicos-administrativos e discentes —, e orientada pelas diretrizes e procedimentos definidos pela Comissão Central de Planejamento Institucional (CCPI).

De acordo com a Instrução Normativa nº 21/2025, a construção do Plano de Ação é composta pelas seguintes etapas:

 1-) Diagnóstico: levantamento e análise de informações sobre o contexto da unidade, subsidiado por múltiplas fontes institucionais, tais como:

     a) o Planejamento Estratégico definido no PDI 2025–2029;

     b) as contribuições da comunidade acadêmica, colhidas por meio de formulários;

     c) resultados de avaliações internas e externas e da autoavaliação institucional;

     d) relatórios de recredenciamento institucional e de cursos;

     e) relatórios de auditoria e demais diagnósticos administrativos e pedagógicos; e

     f) outras informações relevantes para o alcance dos objetivos estratégicos.

   2-) Levantamento de iniciativas: identificação das principais demandas e propostas de melhoria, com base nas informações colhidas na etapa de diagnóstico.

   3-) Elaboração do Plano de Ações: detalhamento das ações a serem implementadas com base no Levantamento de Iniciativas, incluindo descrição, justificativa, objetivo estratégico relacionado, responsáveis, prazos, indicadores de acompanhamento e resultados esperados.

   4-) Publicação: divulgação oficial do Plano de Ação, garantindo transparência institucional e o acesso público às informações por toda a comunidade acadêmica e pela sociedade em geral.

   5-) Avaliação: acompanhamento e análise dos resultados alcançados.

O Plano de Ação expressa o compromisso do IFSul com o planejamento participativo, integrado e transparente. Construído a partir das contribuições da comunidade acadêmica e da atuação das Comissões Locais e Central de Planejamento Institucional, o processo fortalece a gestão democrática, estimula a integração entre as áreas e promove o desenvolvimento de uma cultura de planejamento colaborativo e contínuo na instituição.

Para desenvolver o seu planejamento, o IFSul conta com uma Comissão Central de Planejamento Institucional, designada pela Portaria de Pessoal nº 1.922, de 18 de Julho de 2025 e das Comissões Locais de Planejamento Institucional, designadas pela Portaria de Pessoal nº 2.185, de 11 de agosto de 2025.

 

Plano de Ação do IFSul: 

Planos de Ação (Ciclo 2025)

Planos de ação anteriores (PDI 2020-2024)

Topo 


Avaliação e monitoramento do Planejamento Estratégico (em construção)

 Sistema de indicadores

 Relatório de avalição

 Topo 

registrado em:
Fim do conteúdo da página