Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Divulgado resultado do Concurso Literário na Temática Afro-brasileira
concurso

Divulgado resultado do Concurso Literário na Temática Afro-brasileira

Tema central do concurso foi o empoderamento da mulher negra no Brasil

• Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2016, 16h45
  • Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2016, 16h45

Os vencedores do 4º Concurso Literário na Temática Afro-brasileira do IFSul já foram divulgados. O tema central do concurso foi o empoderamento da mulher negra no Brasil, a partir do qual os participantes escreveram suas produções literárias. Entre os premiados e ganhadores de certificados de méritos, estão alunos dos câmpus Camaquã, Novo Hamburgo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Sapiranga e Sapucaia do Sul. Os resultados podem ser conferidos no site do Instituto.

Com o objetivo de incentivar a pesquisa e a reflexão a respeito da importância das contribuições trazidas e desenvolvidas pelas mulheres negras no Brasil, o concurso deste ano instigou os participantes a discutirem em seus textos o empoderamento dessas mulheres no país. De acordo com a chefe do Departamento de Ações Inclusivas do IFSul, Andreia Colares, a partir desse tema, os participantes trouxeram para suas produções “a luta pelo espaço e pela liberdade da mulher e, principalmente, a trajetória que elas percorreram para sua emancipação social, política e econômica”.

Ao chegar na quarta edição do concurso, a dirigente destaca que a ação tem se consolidado na instituição, inclusive incorporando novidades em relação aos anos anteriores. A categoria de poesia, por exemplo, foi uma das modalidades acrescentadas ao concurso nesta edição. Outra mudança foi a possibilidade da participação, além dos estudantes, também de servidores, estagiários e terceirizados.

Oportunidade para pensar sobre questões étnico-raciais

Um dos propósitos do concurso literário é o de valorizar a produção dos estudantes e contribuir para uma reflexão mais abrangente sobre a importância da Lei 10.639/03 nos currículos escolares e nas relações sociais dentro e fora do ambiente escolar. Foi a partir dessa lei que se instituiu a inclusão da temática “História e cultura Afro-brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino.

Com esse objetivo, a idealizadora do concurso, Olga Pereira, propôs a realização do projeto no instituto em 2012. De lá para cá, a iniciativa acontece anualmente no IFSul. A servidora, que é coordenadora de Fomento às Ações Inclusivas, destaca que o concurso nasceu da proposta de fomentar “a apropriação e valorização da cultura negra-africana tão presente e, ao mesmo tempo, tão silenciada em nosso país”.

Premiação

A premiação dos melhores trabalhos foi realizada por categoria – redação, poesia ou artigo -, e os vencedores dos primeiros, segundos e terceiros lugares receberam valores em dinheiro como incentivo à produção acadêmica, além de troféu e certificado.

A cerimônia de premiação, anteriormente prevista para o dia 18 de novembro, será transferida para uma nova data, ainda a ser divulgada pelo Departamento de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex). Na oportunidade, serão realizadas atividades culturais e de formação para todos os envolvidos no projeto.