Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campanha convida os câmpus a refletirem sobre a inclusão
inclusão

Campanha convida os câmpus a refletirem sobre a inclusão

A iniciativa “Porque toda hora é de inclusão” acontece no dia 2 de dezembro e marca a programação do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

• Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 13h12
  • Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2016, 13h12

Após iniciativas bem-sucedidas na edição anterior, acontece novamente no IFSul a campanha “Porque toda hora é de inclusão”. Voltada à sensibilização e mobilização da comunidade do instituto em relação às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, a ação faz parte do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para marcar a data, todos os câmpus do IFSul, por meio dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), poderão promover atividades alusivas ao tema. As atividades serão na sexta-feira, 2 de dezembro, e a programação em cada câmpus deverá ser consultada diretamente com o Napne da unidade.

A ideia da ação é motivar os câmpus do instituto a promover pelo menos uma hora de atividades relacionadas à inclusão, a fim de estimular a comunidade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação e arquitetônicas que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade. De acordo com a chefe do Departamento de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Andreia Cabral Colares, “a campanha favorece a conscientização e estimula uma ação pró-ativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva solidária, que possibilite igualdade de oportunidades”.

Mobilização pelas redes sociais – Para dar ainda mais visibilidade ao tema, os participantes das atividades estão convidados a utilizar as hashtags #ifsulinclusivo e #horadainclusão nas postagens que fizerem sobre o evento. O objetivo é agrupar as publicações relacionadas à campanha e engajar mais pessoas a participarem.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A partir de 1992, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 3 de dezembro como Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A cada ano, nessa data, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos e pensar a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, bem como os programas e políticas que as afetam.