Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Pelotas participa de seleção para escolha da nova marca da cidade
Criatividade

Câmpus Pelotas participa de seleção para escolha da nova marca da cidade

Cursos de Bacharelado em Design e Comunicação Visual criarão propostas de identidade visual para a cidade. Resultado será divulgado em julho

• Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2017, 14h39
  • Última atualização em Sexta, 12 de Mai de 2017, 17h01

O câmpus Pelotas, junto com as universidades Católica (UCPel) e Federal (UFPel), está participando da seleção pública para a escolha da nova marca da cidade. A proposta da identidade visual será construída pelas três instituições de ensino, por meio das representações dos cursos que se dedicam à Comunicação e Design. A ação é uma iniciativa da prefeitura de Pelotas com apoio da Câmara Municipal de Vereadores.

O regulamento foi lançado e entregue na quinta-feira (11) às instituições pela prefeita Paula Mascarenhas, em cerimônia realizada na sede do Executivo. A ideia é propor à sociedade a construção coletiva de uma marca única, que será escolhida de maneira transparente e democrática, para utilização em peças turísticas, comerciais e institucionais da cidade, que perpasse por governos, perdure no tempo e esteja disponível para uso do poder público e da iniciativa privada.

Paula afirmou que a seleção será mais um momento em que os pelotenses poderão compartilhar a cidade, já que a escolha da nova marca será feita através de votação popular.

“Esta não será uma marca de governo, mas sim da população, da cidade de Pelotas. Nossos alunos poderão demonstrar o seu talento e, assim, iniciamos um processo democrático, que valoriza os profissionais e a cultura do Município”, afirmou a prefeita.

As propostas serão criadas por estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da UCPel, de Design Gráfico e Design Digital da UFPel e do Bacharelado em Design e curso técnico em Comunicação Visual do IFSul/câmpus Pelotas.

Mãos à obra

Marina Mendonça Loder, professora e coordenadora do curso técnico em comunicação visual do câmpus Pelotas, é uma das integrantes da comissão organizadora da seleção pública, ao lado de representantes da UCPel e UFPel. Conforme a docente, as propostas para a marca da cidade, em sua instituição, serão executadas por um grupo de dez alunos do Bacharelado em Design e do técnico em Comunicação Visual. Um regulamento próprio, inclusive, já foi elaborado para balizar a ação no instituto.

Sobre a seleção pública

A seleção será realizada em duas etapas: cada instituição de ensino irá propor duas marcas, que serão avaliadas por uma banca (ainda indefinida) formada por duas pessoas indicadas pela prefeitura, duas pela Câmara de Vereadores e duas pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), três profissionais da publicidade e três do design, representando agências da cidade. Das seis marcas propostas pelas instituições, duas serão escolhidas e irão para a votação da população, que irá definir a grande vencedora. O resultado será anunciado durante a semana de aniversário de Pelotas, em julho.

Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pelotas com colaboração da CCS/câmpus Pelotas.

Foto/crédito: Gustavo Vara.

Assunto(s): logo , design , comunicação visual